Apresentação
Edital
Edital
Processo Seletivo 2022
Edital de Seleção 2022 - Mestrado e Doutorado
Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo
Estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo no período de 1 a 10 de março de 2022, visando o preenchimento de até 90 vagas para os cursos de Mestrado e Doutorado a serem iniciados no segundo semestre de 2022.
Tendo em vista os requisitos gerais do Regimento da Pós-graduação da Universidade de São Paulo [http://ppgas.fflch.usp.br/regimentoposgraduacaousp] e do Regimento do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS) [http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copgr-7319-de-15-de-marco-de-2017], o PPGHS especifica as exigências próprias no presente edital, devidamente homologado pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP) em 04 de novembro de 2021.
O PPGHS adotará Política de Ações Afirmativas, devidamente homologadas pela Comissão Coordenadora do Programa em treze de setembro de 2021, dirigidas a candidata/os autodeclaradas/os pretas/os, pardas/os e indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans (travestis e transgêneros) e pessoas na condição de refugiadas, com nacionalidade brasileira ou com visto de residente no Brasil, doravante identificadas/os como optantes.
1. DAS VAGAS
1.1) O PPGHS oferecerá até 90 vagas nos cursos de Mestrado e Doutorado.
1.2) O PPGHS não se obriga ao preenchimento de todas as vagas abertas neste edital.
1.3) A concessão de bolsas dependerá da oferta das agências financiadoras, e sua alocação obedecerá a edital específico. A aprovação no presente edital não garante o recebimento de bolsa de estudo.
1.4) Em cumprimento à Resolução definida pela CCP em 13 de setembro de 2021, será estabelecida a seguinte disposição de vagas para candidatas/os autodeclaradas/os pretas/os, pardas/os e indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans (travestis e transgêneros) e pessoas na condição de refugiadas:
- Pessoas autodeclaradas pretas e pardas: até 20% do total de vagas abertas;
- Indígenas autodeclaradas/os: reserva de 02 vagas;
- Pessoas autodeclaradas com deficiência: reserva de 02 vagas;
- Pessoas autodeclaradas trans: reserva de 02 vagas;
- Pessoas autodeclaradas na condição de refugiadas: reserva de 02 vagas.
1.5) Candidatos optantes deverão participar em apenas uma categoria.
1.6) As/os candidatas/os que se autodeclararem pretas/os, pardas/os, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans (travestis e transgêneros) e pessoas na condição de refugiadas, ao optarem por participar da Política de Ações Afirmativas do PPGHS, deverão anexar Formulário de Autodeclaração correspondente à respectiva categoria. Aqueles que não indicarem sua opção participarão do processo em ampla concorrência.
1.7) As/os candidatas/os optantes em qualquer das categorias da Política de Ações Afirmativas do PPGHS poderão ser submetidas/os a uma Comissão de Averiguação, designada pelo PPGHS, a qualquer momento do processo seletivo, ou, caso aprovadas/os, após o vínculo efetivado com a instituição, preservando-se o direito a recursos e regras estabelecidas pela USP.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1) As inscrições deverão ser feitas somente por meio de formulário eletrônico, disponível no endereço http://ppghs.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2022, no período entre 01 de março de 2022 até as 23:59h (Horário de Brasília) de 10 de março de 2022.
a) Não serão aceitas inscrições fora do prazo de submissão acima indicado.
b) Recomenda-se o envio das inscrições com antecedência, pois o PPGHS não se responsabilizará por inscrições não efetuadas em decorrência de eventuais problemas técnicos, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a inscrição das/os candidatas/os no devido prazo.
2.2) Procedimento para a inscrição e documentação exigida:
a) Preencher devidamente o Formulário de Inscrição no site do Programa http://ppghs.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2022
b) Anexar os seguintes documentos em formato PDF:
- Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso no mesmo arquivo) ou, na falta deste, Certificado de Conclusão do Curso Superior, com data de colação de Grau (frente e verso no mesmo arquivo). A/O candidata/o que não estiver de posse do Certificado de Colação de Grau deve anexar o Termo de Compromisso de Conclusão da Graduação, disponível para download no site do Programa. Após baixado, o Termo deve ser preenchido, assinado e anexado, no campo devido;
- Histórico Escolar de Graduação para todas/os as/os candidatas/os e Histórico Escolar do Mestrado a candidatas/os ao Doutorado;
- Curriculum Vitae, que deve ser preenchido na plataforma Lattes do CNPq, devidamente atualizado, anexado em formato PDF, para candidatas/os brasileiras/os ou não;
- Cópia da Carteira de Identidade/RG ou Carteira Nacional de Habilitação com foto. Não serão aceitos outros documentos de identidade;
- No caso de candidatas/os indígenas será aceito também o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI); Cópia do CPF;
- Cópia do RNE – Registro Nacional de Estrangeiros ou Passaporte, para estrangeiras/os. O Passaporte só será aceito para fins de inscrição no Processo Seletivo. As/Os candidatas/os aprovadas/os somente serão matriculadas/os na Pós-Graduação com a apresentação do RNE ou do Protocolo do pedido atualizado;
- Cópia do Diploma de Mestrado Acadêmico ou Certificado de Defesa de Dissertação para candidata/os ao doutorado. É obrigatório constar do verso do diploma a Portaria de Credenciamento do Programa junto à CAPES. A/O candidata/o que ainda não estiver de posse do Certificado de Defesa de Mestrado deve anexar uma Declaração de Defesa Agendada, precisando que esta deverá ocorrer até a data de matrícula. O modelo da Declaração estará disponível para download no site do Programa. Após baixada, ela deve ser preenchida, assinada e anexada no formato PDF;
- Certificado de Proficiência em Línguas para brasileiras/os e estrangeiras/os, ou indicação da Proficiência realizada junto ao Centro de Línguas da USP, quando couber;
- Formulário de Autodeclaração de optantes, para pessoas pretas, pardas e indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans (travestis e transgêneros) e pessoas na condição de refugiadas. O formulário para download está disponível no site do Programa http://ppghs.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2022;
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 (oitenta reais). O boleto deverá ser impresso e pago em qualquer agência bancária ou por sistema on-line. O pagamento deverá ser feito, obrigatoriamente, até 10 de março de 2022 e incluído no formulário de inscrição. A taxa de inscrição não será devolvida em nenhuma hipótese. Estão isentos do pagamento da taxa: optantes indígenas, funcionários da USP, UNESP e UNICAMP e professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Os pedidos de isenção por dificuldades econômicas serão analisados caso a caso e deverão ser encaminhados entre 21 e 23 de fevereiro, exclusivamente por formulário específico no site do Programa, acompanhados por um dos seguintes documentos: a) comprovante de inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal; b) comprovante de desemprego (carteira de trabalho ou cópia do seguro-desemprego); c) comprovante de renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio (valor do salário-mínimo federal).
- Indicação no Formulário de Inscrição da linha de pesquisa e de uma/um docente credenciada/o no PPGHS em História Social como orientador/a pretendida/o. A indicação será conforme a lista de docentes disponíveis para orientação no site do Programa, em http://ppghs.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2022. Esta indicação é meramente sugestiva, pois a designação do/a orientador/a é prerrogativa do Programa de Pós-Graduação em História Social.
- Projeto de Pesquisa, de acordo com o formato definido no item 6.0 deste edital.
2.3) As/Os candidatas/os que não entregarem a documentação completa no ato da inscrição, conforme listagem indicada no artigo 2.2, terão suas candidaturas indeferidas e não poderão participar do processo seletivo.
2.4) A lista de inscrições homologadas será divulgada na página do PPGHS até 18 de março de 2022.
2.5) A interposição de recurso referente às inscrições é admitida entre 21 e 22 de março de 2022, por meio de Formulário Eletrônico próprio, disponível em http://ppghs.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2022. O PPGHS responderá aos eventuais recursos até 25 de março de 2022.
2.6) As/Os portadoras/es de necessidades especiais deverão informá-las no Formulário de Inscrição em campo determinado. Caso não o façam, o Programa não poderá garantir o atendimento de suas eventuais necessidades.
3. PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
3.1) Para ingresso no curso de Mestrado, as/os candidatas/os deverão comprovar proficiência em uma das duas línguas estrangeiras: inglês ou francês.
3.2) Para ingresso no curso de Doutorado, as/os candidatas/os deverão comprovar proficiência em duas línguas estrangeiras: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão ou outro idioma pertinente às fontes primárias de seu Projeto de Pesquisa.
a) A língua escolhida para ingresso no Doutorado será necessariamente diferente daquela elegida quando do ingresso no curso de Mestrado.
3.3) A proficiência poderá ser comprovada de três maneiras:
a) Nota do processo seletivo do ano imediatamente anterior ao do presente edital, 2021, realizado no Centro de Línguas da FFLCH para o PPGHS. As/Os candidatas/os que se enquadram nesse caso deverão informar a nota de aprovação na Ficha de Inscrição para fins de conferência e para que a aprovação seja validada pela CCP.
b) Através de exame aplicado pelo Centro de Línguas da FFLCH [http://clinguas.fflch.usp.br], sendo:
I - Sete (7,0) a nota mínima para aprovação de candidatas/os ao Doutorado e ao Mestrado;
II - Seis (6,0) para candidatas/os optantes ao Doutorado;
III - Cinco (5,0) para candidatas/os optantes ao Mestrado.
PARÁGRAFO ÚNICO: a definição dos idiomas ofertados para exame de proficiência, bem como a convocação, elaboração, aplicação e correção do exame citado no item “b” neste artigo é de responsabilidade única e exclusiva do Centro de Línguas da FFLCH, que apenas informará à CCP de História Social os resultados, que serão encaminhados para uso da Coordenação do Programa responsável pelo Processo Seletivo.
c) Através da apresentação dos seguintes Certificados, com validade máxima de 5 anos:
- Para comprovação da proficiência em inglês: University of Cambridge (FCE ou superior); International English Language Test (IELTS), com grau mínimo igual ou superior a 5,5, ambos com validade permanente; Test of English as a Foreign Language (TOEFL), com mínimo de 180 pontos para o Computer- based Test (CBT) ou 500 pontos para o Paper-based Test ou 65 pontos para o Internet-based Test (IBT);
- Para comprovação da proficiência em espanhol: CELU e DELE (Instituto Cervantes), em nível Intermediário (B2);
- Para comprovação da proficiência em francês: exame DELF B2 ou superior ou DALF B2 ou superior;
- Para comprovação da proficiência em italiano: CILS, com pontuação mínima igual ou superior a CILS 4 (equivalente ao B2);
- Para comprovação da proficiência em alemão: Groβes Deutsches Sprachdiplom, Kleines Deutsches Sprachdiplom, do Instituto Goethe, TestDaft, com pontuação mínima igual a B2 ou superior;
- Serão também aceitas as certificações em que o candidato tenha alcançado os seguintes níveis do Quadro Europeu Comum de Referência do Conselho da Europa: B2 ou superior;
- Para comprovação da proficiência em português para candidatos estrangeiros que não residam no Brasil será aceito o certificado do Ministério da Educação do Brasil (CELPE-Bras), com aprovação no nível Intermediário Superior.
3.4) As/Os candidatas/os estrangeiras/os deverão entregar, além do comprovante de proficiência em língua estrangeira, comprovante de proficiência em português, através de aprovação em exame CELPE-BRAS no nível mínimo Intermediário Superior no momento da inscrição, juntamente com os demais documentos de inscrição.
a) As/Os candidatas/os estrangeiras/os serão dispensadas/os da comprovação de proficiência em uma das línguas estrangeiras, caso sua língua materna conste como uma das exigidas neste Processo Seletivo.
3.5) Ficará a critério da Comissão de Seleção deferir ou não o aproveitamento de exames que não constem da lista acima ou de idiomas alternativos referentes ao item “c” do artigo 3.3 deste edital.
3.6) Serão aceitos até 23/03/22 certificados de proficiência aprovados, realizados no Centro de Línguas da USP ou outras Certificações válidas.
PARÁGRAFO ÚNICO: As/Os candidatas/os que tiverem seus certificados homologados e os que tiverem sido aprovadas/os nos exames de proficiência realizados sob a responsabilidade do Centro de Línguas da FFLCH estarão automaticamente convocadas/os para a realização da Prova de Conhecimentos Específicos visando dar sequência ao Processo Seletivo.
4. DA SELEÇÃO
4.1) O Processo Seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção formada por docentes do quadro de credenciadas/os do Programa de Pós-Graduação em História Social.
4.2) Além da proficiência comprovada em língua, de que trata o artigo anterior, o processo de seleção para Mestrado e Doutorado constará de três fases:
- Primeira Fase, eliminatória: Prova de Conhecimentos Específicos na área de História (em modalidade remota);
- Segunda fase, eliminatória: Avaliação de Projeto de Pesquisa;
- Terceira fase, eliminatória e classificatória: Arguição do Projeto de Pesquisa, do Curriculum Vitae e do Histórico Escolar (em modalidade remota).
PARÁGRAFO ÚNICO: A Comissão de Seleção indicará as/os docentes, pertencentes a seus quadros, que participarão de cada fase do processo seletivo.
5. PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
5.1) Para ingresso no Mestrado e no Doutorado, todas/os as/os candidatas/os brasileiras/os e estrangeiras/os farão Prova de Conhecimentos Específicos obrigatória, em modalidade remota, com objetivo de avaliar conhecimento no que se refere à teoria e metodologia na área de História, a partir da bibliografia publicada nesse Edital.
5.2) A Comissão Coordenadora do Programa de História Social (CCP) indicará comissão específica para elaboração e correção da Prova de Conhecimentos Específicos.
5.3) A Prova de Conhecimento Específico será realizada em 30 de março de 2022, das 14h às 17h (Horário de Brasília) improrrogáveis, no formato remoto. As orientações e normas para participação na prova, seu formato e plataforma serão divulgados até 29 de março de 2022 no site do Programa. Não serão enviados e-mails com links individuais.
5.4) A correção das provas seguirá o princípio do anonimato e da correção duplo-cego, mediante identificação alfanumérica das provas individuais, cujo manejo logístico ficará a cargo exclusivamente da Coordenação e da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em História Social.
5.5) Os critérios de avaliação que informarão a banca corretora serão os seguintes: reflexão a partir da/das questão/questões proposta/propostas; análise tendo em vista articulação, clareza e coerência interna do texto produzido; uso pertinente da bibliografia; demonstração de domínio do vocabulário conceitual e teórico envolvido; conhecimento e uso adequado da norma culta da língua portuguesa.
5.6) Serão considerados “Aprovadas/os” na prova escrita as/os candidatas/os que obtiverem as seguintes notas mínimas na primeira fase da seleção:
a) Mestrado: 6,0 (seis);
b) Mestrado optante: 5,0 (cinco);
c) Doutorado: 7,0 (sete);
d) Doutorado optante: 6,0 (seis).
5.7) A ocorrência de qualquer fraude detectada na consecução da prova escrita, presencial ou remota, tais como plágio, prova realizada por terceiros ou qualquer outro tipo de fraude, acarretará a desclassificação da/o inscrita/o.
5.8) O não preenchimento da prova escrita, por quaisquer motivos, implicará na desclassificação automática da/o candidata/o do Processo Seletivo.
5.9) A prova de conhecimentos específicos consistirá em questão/questões relativa/s às seguintes obras:
- BLOCH, Marc. Reflexões de um historiador sobre as notícias falsas da guerra. In: Idem. História e historiadores. Lisboa: Teorema, 1998, pp. 177-197.
- CARDOSO, Ciro F. Crítica de duas questões relativas ao anti-realismo epistemológico contemporâneo. In: Idem. Um historiador fala de teoria e metodologia. Bauru (SP): Edusc, 2005, pp. 55-72.
- DASTON, Lorraine. Objetividade e imparcialidade: virtudes epistêmicas nas Humanidades. In: Idem. Historicidade e objetividade. São Paulo: LiberArs, 2017, pp. 127-143.
- GINZBURG, Carlo. Controlando a evidência: o juiz e o historiador. In: NOVAIS, F.; SILVA, R. F. (orgs). Nova história em perspectiva (vol. 1). São Paulo: Cosac Naify, 2011, pp. 341-358.
- GULDI, Jo; ARMITAGE, David. Manifesto pela história. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
- JABLONKA, Ivan. A história é uma literatura contemporânea. Brasília: Ed. UnB, 2020, capítulos 5, 6, 7 e 8 (pp. 161-278).
- KOSELLECK, Reinhardt. Ponto de vista, perspectiva e temporalidade – Contribuição à apreensão historiográfica da história. In: Idem. Futuro Passado. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006, pp. 161-188.
- MOMIGLIANO, Arnaldo. História antiga e o antiquário. Anos 90, v. 21, n. 39, 2014, pp. 19-76.
- SETH, Sanjay. Razão ou Raciocínio? Clio ou Shiva? História da Historiografia, vol. 6, n. 11, 2013, pp. 173-189.
5.10) O resultado da Prova de Conhecimentos Específicos será informado no site http://ppghs.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2022 até 27 de abril de 2022. Não serão enviados e-mails individuais.
5.11) As/Os candidatas/os reprovadas/os na Prova de Conhecimentos Específicos poderão apresentar pedido de revisão entre 28 e 29 de abril de 2022, preenchendo Formulário Eletrônico de Pedido de Revisão, disponível no site http://ppghs.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2022. O recurso deve ser fundamentado com as razões que possam justificar nova deliberação.
5.12) O deferimento do pedido e a nota da nova correção da respectiva prova será divulgado até o dia 09 de maio de 2022, apenas pelo site.
PARÁGRAFO ÚNICO: O Programa de Pós-Graduação em História Social não se responsabilizará por quaisquer impedimentos para a realização da Prova de Conhecimentos Específicos e seu envio por motivos técnicos (falha na conexão de internet, falta de energia elétrica ou outros impedimentos) ou por falha de equipamento pessoal das/os candidatas/os, sendo vedada qualquer elaboração ou envio da prova por e-mail ou quaisquer formas que não sejam pelos meios (plataformas ou site) informados nos comunicados oficiais no site do Programa.
6. AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE PESQUISA
6.1) As/Os candidatas/os aprovadas/os na Prova de Conhecimentos Específicos estão aptas/aptos a prosseguir para a Segunda Fase, etapa da Avaliação dos Projetos de Pesquisa.
6.2) Veda-se qualquer substituição dos Projetos de Pesquisa inseridos no site do Programa no momento da inscrição, por qualquer meio, após a data e a hora indicadas no item 2.0 deste edital.
6.3) Os Projetos de Pesquisa do Mestrado e do Doutorado deverão ter a extensão mínima de 43.000 caracteres com espaço, e máxima de 50.000 caracteres com espaço, contando-se todos os tópicos abaixo:
- Folha de rosto constando o título do projeto e o nível do curso, sem identificação da/o candidata/o e sem orientação pretendida;
- Apresentação do tema;
- Objetivos da pesquisa;
- Fundamentação metodológica e teórica;
- Explanação sobre a contribuição e importância historiográfica da pesquisa;
- Levantamento de fontes e acervos a serem investigados para a elaboração da pesquisa;
- Levantamento bibliográfico.
6.4) A avaliação dos Projetos de Pesquisa seguirá o princípio do anonimato e da avaliação duplo-cego, mediante identificação alfanumérica dos projetos individuais, cujo manejo logístico ficará a cargo exclusivamente da Coordenação e da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em História Social.
6.5) Os Projetos de Pesquisa receberão uma nota por candidata/o, de 0 a 10, composta pela média simples das notas de dois pareceres elaborados por docentes do Programa ou especialistas ad hoc indicados pela Comissão de Seleção.
6.6) Serão considerados “Aprovadas/os” as/os candidatas/os cujos projetos obtiverem nota mínima de 7,0 (sete), estando assim aptas/os a participar da Terceira Fase de Arguição.
6.7) O resultado da Avaliação do Projeto de Pesquisa será informado no site http://ppghs.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2022 até 01 de junho de 2022. Não serão enviados e-mails individuais.
6.7) A interposição de recurso referente às notas dos Projetos de Pesquisa é admitida entre 02 e 03 de junho de 2022, por meio de Formulário Eletrônico próprio, disponível em http://ppghs.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2022. O PPGHS responderá aos eventuais recursos até 09 de junho de 2022.
7) ARGUIÇÃO
7.1) As/Os candidatas/os aprovadas/os na Segunda Fase, de Avaliação de Projetos de Pesquisa, estão aptas/aptos a passar para a Terceira Fase, etapa da Arguição. A Arguição será realizada a partir dos seguintes documentos enviados para inscrição neste edital, a saber: Curriculum Vitae, Histórico Escolar e Projeto de Pesquisa aprovado na segunda fase.
7.2) A agenda das arguições da Terceira Fase, com data e horário para cada candidata/o, será divulgada até 13 de junho de 2022, na página do PPGHS. As arguições serão realizadas entre 15 e 28 de junho. Não serão enviados e-mails individuais às/aos candidatas/os.
7.3) É de inteira responsabilidade da/o candidata/o a viabilização das condições necessárias de conexão e de equipamentos apropriados à realização da Arguição, não cabendo ao PPGHS nenhuma responsabilidade sobre problemas técnicos no processo de realização da Arguição oral.
7.4) Na fase de Arguição, cada candidata/o será avaliada/o por uma banca examinadora com três professores, definida pela Comissão de Seleção em relação aos seguintes itens:
a) Consistência do Histórico Escolar e do Curriculum Vitae, com análise do desempenho escolar pregresso, assim como das atividades acadêmicas, buscando-se aferir o potencial da/o candidata/o para o cumprimento das exigências estabelecidas pelo Programa;
b) Na Arguição a banca avaliará: a pertinência do Projeto às Linhas de Pesquisa do PPGHS e da disponibilidade do corpo de orientadoras/res em orientar o tema proposto; a adequação aos prazos estabelecidos para os cursos de Doutorado e de Mestrado; a relevância científica e social da pesquisa proposta; o potencial para a realização dentro do curso pretendido.
8. DO RESULTADO
8.1) O resultado da Arguição com orientações atribuídas será informado no site http://ppghs.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2022 até 13 de julho de 2022. Não serão enviados e-mails individuais.
8.2) As/os candidatas/os em ampla concorrência ao Doutorado e ao Mestrado receberão uma nota única de 0 (zero) a 10 (dez). Serão aprovadas/os as/os candidatas/os que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete).
8.3) As/os candidatas/os optantes ao Doutorado e ao Mestrado, em qualquer categoria, receberão uma nota única de 0 (zero) a 10 (dez). Serão aprovadas/os as/os candidatas/os que obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco).
8.4) Para fins de desempate na classificação final poderá ser utilizado como critério a nota do Projeto de Pesquisa.
8.5) A avaliação final considerará a adequação da proposta apresentada no projeto ao perfil é à disponibilidade de orientação do corpo docente e das linhas de pesquisas existentes.
8.6) A relação final da/os aprovadas/os será informada em uma lista classificatória geral por ordem alfabética de optantes e lista classificatória geral de não-optantes no site do Programa com as respectivas notas decimais por candidata/o.
8.7) As/Os candidatas/os reprovadas/os na relação final poderão apresentar pedido de revisão entre 14 e 15 de julho de 2022, preenchendo formulário eletrônico próprio, disponível no site do Programa. O recurso deve ser fundamentado com as razões que justifiquem a solicitação de recurso.
8.8) O deferimento do pedido de recurso e a nova nota, quando for o caso, serão divulgados até 19 de julho de 2022, apenas pelo site do PPGHS.
PARÁGRAFO ÚNICO: As/Os candidatas/os aprovadas/os cujos nomes constem da lista de selecionados deverão confirmar seu interesse na matrícula no Programa de Pós-Graduação em História Social, em formulário próprio a ser disponibilizado no site do Programa [http://ppghs.fflch.usp.br/content/processo-seletivo-2022 ], de XXXX. A matrícula no Programa será definida pelo calendário geral da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
9. DAS MATRÍCULAS
9.1) É indispensável para matrícula no Pós-Graduação da FFLCH a conclusão de curso de Graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com a entrega de certificado ou diploma de graduação ou mestrado, conforme o nível pleiteado pela/o candidata/o, conforme item 1.2 deste edital, até a data da matrícula do semestre em que se iniciará o curso, definida pela Pró-reitoria de Pós-Graduação / PRPG.
9.2) Para candidatas/os estrangeiras/os é indispensável a apresentação do RNE até a data da matrícula do semestre em que se iniciará o curso, definida pela Pró-reitoria de Pós-Graduação / PRPG.
10. DISPOSIÇÕES GERAIS
10.1) Os casos omissos ou litigiosos relativos a essa seleção serão encaminhados e deliberados pela CCP de História Social, de acordo com a legislação vigente e com a jurisprudência em vigor na Universidade de São Paulo.
10.2) A Comissão de Bolsas do Programa de História Social poderá utilizar as médias finais das/os candidatas/os aprovadas/os e matriculadas/os para compor o ranking anual de candidatos a bolsas da cota do Programa (CAPES/CNPQ), nos termos de Chamada própria para tal fim, no período apropriado.
CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO – INGRESSO JULHO 2022
ETAPA |
DATA / HORÁRIO |
LOCAL |
---|---|---|
Publicação do Edital |
12/2021 |
|
Pedidos de isenção de taxa de inscrição por dificuldades econômicas, de acordo com o item 2.2 deste Edital |
21 a 23/02/2022 |
Site |
Resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição |
28/02/2022 |
Site |
Inscrições |
De 00h01 de 01/03/22 até 23:59h de 10/03/22 |
|
Provas do Centro de Línguas/FFLCH |
VER EDITAIS |
Centro de Línguas FFLCH http://clinguas.fflch.usp.br |
Homologação das inscrições |
18/03 |
Site |
Pedidos de Recursos das inscrições |
21 e 22/03 |
Site |
Segunda chance de envio de aprovação de proficiência |
Até 23/03 |
Site |
Resultado dos recursos das inscrições |
25/03 |
Site |
Orientações para participação na Prova de Conhecimentos Específicos |
29/03 |
Site |
Prova de Conhecimentos Específicos |
30/03 |
Online |
Terceira chance de envio de aprovação de proficiência | 25/04 | Site |
Resultado da Prova de Conhecimentos Específicos |
27/04 |
Site |
Pedidos de Recursos para Prova de Conhecimentos Específicos |
28 e 29/04 |
Site |
Resultado dos Recursos da Prova de Conhecimentos Específicos |
09/05 |
Site |
Resultado da Avaliação de Projetos de Pesquisa |
01/06 |
Site |
Pedidos de Recursos do Resultado da Avaliação de Projetos de Pesquisa |
02 e 03/06 |
Site |
Anúncio da Agenda de Arguições Orais (Projeto de Pesquisa, CV Lattes e Histórico Escolar) |
13/06 |
Site |
Período das Arguições Orais |
15/06 a 28/06 |
Online |
Resultado Final com orientação atribuída |
13/07 |
Site |
Pedidos de Recursos |
14 e 15/07 |
Site |
Resultados dos Recursos |
19/07 |
Site |
Declaração de interesse da/o candidata/o na vaga |
20, 21/07 |
Site |
Data final para entrega de Diplomas e Colações de Grau |
26/07 |
Site |
Matrícula |
1 a 10/08 |
FFLCH – Trabalho interno |
Cronograma Resumido
Cronograma Resumido
Processo Seletivo 2022
CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO – INGRESSO JULHO 2022
ETAPA |
DATA / HORÁRIO |
LOCAL |
---|---|---|
Publicação do Edital |
12/2021 |
|
Pedidos de isenção de taxa de inscrição por dificuldades econômicas, de acordo com o item 2.2 deste Edital |
21 a 23/02/2022 |
Site |
Resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição |
28/02/2022 |
Site |
Inscrições |
De 00h01 de 01/03/22 até 23:59h de 10/03/22 |
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Provas do Centro de Línguas/FFLCH |
VER EDITAIS |
Centro de Línguas FFLCH http://clinguas.fflch.usp.br |
Homologação das inscrições |
18/03 |
Site |
Pedidos de Recursos das inscrições |
21 e 22/03 |
Site |
Segunda chance de envio de aprovação de proficiência |
Até 23/03 |
Site |
Resultado dos recursos das inscrições |
25/03 |
Site |
Orientações para participação na Prova de Conhecimentos Específicos |
29/03 |
Site |
Prova de Conhecimentos Específicos |
30/03 |
Online |
Terceira chance de envio de aprovação de proficiência | 25/04 | Site |
Resultado da Prova de Conhecimentos Específicos |
27/04 |
Site |
Pedidos de Recursos para Prova de Conhecimentos Específicos |
28 e 29/04 |
Site |
Resultado dos Recursos da Prova de Conhecimentos Específicos |
09/05 |
Site |
Resultado da Avaliação de Projetos de Pesquisa |
01/06 |
Site |
Pedidos de Recursos do Resultado da Avaliação de Projetos de Pesquisa |
02 e 03/06 |
Site |
NOVO!! Resultado dos Recursos da Avaliação de Projetos de Pesquisa | 10/06 | Site |
Anúncio da Agenda de Arguições Orais (Projeto de Pesquisa, CV Lattes e Histórico Escolar) |
13/06 |
Site |
Período das Arguições Orais |
15/06 a 28/06 |
Online |
Resultado Final com orientação atribuída |
13/07 |
Site |
Pedidos de Recursos |
14 e 15/07 |
Site |
Resultados dos Recursos |
19/07 |
Site |
Declaração de interesse da/o candidata/o na vaga |
20, 21/07 |
Site |
Data final para entrega de Diplomas e Colações de Grau |
26/07 |
Site |
Matrícula |
1 a 10/08 |
FFLCH – Trabalho interno |
Resultados de Proficiência
Resultados de Proficiência
Processo Seletivo 2022
Resultados dos Exames de Proficiência realizadas no Centro de Línguas
- Espanhol: Resultados (Edital 2202)
- Espanhol: Resultados (Edital 2204)
- Francês: Resultados (Edital 2202)
- Inglês: Resultados (Edital 2202)
- Italiano: Resultados (Edital 2203)
Orientadoras/es
Orientadoras/es
Processo Seletivo 2022
Orientadoras/es e vagas disponíveis
- Por ordem alfabética docente:
- Por ordem alfabética de Linhas de Pesquisa:
Linhas de Pesquisa | Docentes | Vagas |
---|---|---|
Antonia Terra de Calazans Fernandes | 1 | |
Iris Kantor | 1 | |
Marcelo Rede | 3 | |
Maria Aparecida de Menezes Borrego | 4 | |
Marcos Antonio Silva | 2 | |
Maria Cristina Pereira | 3 | |
Solange Ferraz de Lima | 1 | |
Vânia Carvalho | 1 | |
Carlos Alberto Zeron | 3 | |
Carlos de Almeida Prado Bacellar | 3 | |
Daniel Strum | 2 | |
Maria Cristina Cortez Wissenbach | 2 | |
Maria Helena P. T. Machado | 1 | |
Marina de Mello e Souza | 2 | |
Rafael Marquese | 1 | |
- História da Ciência e da Técnica | Márcia Regina Barros da Silva | 3 |
Gildo Magalhães dos Santos Filho | 2 | |
Carlos Roberto Figueiredo Nogueira | 2 | |
Eduardo Natalino | 2 | |
Elias Thomé | 2 | |
José Geraldo Vinci de Moraes | 2 | |
Júlio Pimentel | 1 | |
Maria Luiza Marcilio | 2 | |
Miguel Palmeira | 2 | |
Sara Albieri | 1 | |
Leila Maria Leite Hernandez | 2 | |
Pedro Luis Puntoni | 2 | |
Robert Sean Purdy | 3 | |
Angelo Segrillo | 2 | |
João Paulo Garrido Pimenta | 1 | |
Maria Aparecida de Aquino | 1 | |
Maria Luiza Tucci Carneiro | 1 | |
Miriam Dolhnikoff | 4 | |
Ana Paula Torres Megiani | 2 | |
Elizabeth Cancelli | 2 | |
Francisco Palomanes Martinho | 2 | |
Gabriela Pellegrino | 2 | |
Iris Kantor | 1 | |
Marcelo Candido da Silva | 2 | |
Stella Maris Scatena | 1 |
Formulários e Anexos
Formulários e Anexos
Processo Seletivo 2022
Modelos
- Autodeclaração Indígena.docx
- Autodeclaração Optante.docx
- Autodeclaração Pessoa com Deficiência.docx
- Autodeclaração Pessoa na Condição de Refugiada.docx
- Autodeclaração Pessoa Trans.docx
- Declaração de Defesa de Mestrado.docx
- Declaração de Interesse na Vaga.docx
- Declaração de Língua Materna para Extrangeiros.docx
- Formulário Recurso de Homologação de Documentos_0.docx
- Formulário Recurso Nota de Projeto.docx
- Formulário Recurso Nota Final.docx
- Formulário Recurso Prova Metodológica.docx
- Pedido de Isenção de Taxa de Inscrição.docx
- Questionário Socioeconômico
- Termo de Compromisso Conclusão da Graduação.docx
Inscrição
Inscrição
Processo Seletivo 2022
Importante
- Recomenda-se o envio das inscrições com antecedência, pois o PPGHS não se responsabilizará por inscrições não efetuadas em decorrência de eventuais problemas técnicos, falhas de comunicação, congestionamentos das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a realização das inscrições no devido prazo.
- As inscrições NÃO SERÃO ADIADAS e NÃO SERÃO RECEBIDAS FORA DO PRAZO estipulado no edital, em nenhuma hipótese.
- O prazo de inscrição terminará impreterivelmente em 10/03/22, às 23:59h.
- Se houver problemas, tente sempre outros navegadores para efetuar sua inscrição.
- A falta de documentação completa no ato da inscrição poderá levar ao indeferimento das candidaturas no processo seletivo.
Taxa de Inscrição
- O boleto para pagamento será disponibilizado no site no período entre 01 e 10/03/22.
- Estão isentos do pagamento da taxa: optantes indígenas, funcionários da USP, UNESP e UNICAMP e professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Todos os isentos devem adicionar ao final do formulário de inscrição o respectivo documento comprobatório, sem o qual a inscrição poderá ser indeferida.
- CLIQUE AQUI para gerar o boleto.
Formulário de Inscrição para o Processo Seletivo
- O formulário de inscrição estará disponível no período entre 01/03/22 até as 23:59h (Horário de Brasília) de 10/03/22.
- CLIQUE AQUI para acessar o formulário de inscrição.
Homologação das Inscrições
Homologação das Inscrições
Processo Seletivo 2022
Homologação das inscrições: dia 18/03
Resultado dos Recursos das Inscrições
Prova de Conhecimentos
Prova de Conhecimentos
Processo Seletivo 2022
Orientações para participação na Prova de Conhecimentos Específicos
- A Prova de conhecimentos específicos para os cursos de Mestrado e Doutorado, em todas as categoriais, será realizada em 30/03/2022, a partir das 14h. O link estará disponível no site do Programa de Pós-Graduação em História Social http://ppghs.fflch.usp.br/.
- A prova será remota (à distância) e terá duração de três horas. A Prova de conhecimentos específicos consistirá em prova dissertativa, visando avaliar os conhecimentos da(o) candidata(o) na área de História, conforme referências bibliográficas já divulgadas no Edital 2022.
- A/o candidata/o deverá assegurar sua conexão à internet para a realização da prova, não cabendo nenhum recurso referente a dificuldades técnicas que impeçam a realização da mesma.
- Somente serão aceitas provas enviadas até às 17:00h impreterivelmente, aconselhamos não deixar o envio para o minuto final.
- Tenha tranquilidade e boa prova!
Resultado da Prova de Conhecimentos
Resultado Recursos da Prova de Conhecimentos
Avaliação do Projeto de Pesquisa
Resultado do Recurso da Avaliação de Projetos
Resultado do Recurso de Avaliação de Projetos
Processo Seletivo 2022
- Resultado do Recurso de Avaliação de Projetos de Pesquisa
Arguições
Agenda Arguições Orais
Processo Seletivo 2022
- Clique Aqui para visualizar a agenda das arguições da Terceira Fase [Documento corrigido]
Instruções
- Fique atento. A data, horário e link poderão sofrer alterações necessárias.
- Os candidatos devem comparecer na sala (link) confome dia e horário indicado.
- Após comparecimento serão passadas as instruções.
Resultado Final
Resultado Recurso Final
Resultado do Recurso Final
Processo Seletivo 2022
Confirmação de interesse
Confirmação de Interesse
Processo Seletivo 2022
- A Confirmação de Interesse de matrícula do(a) candidato(a) selecionado deverá ser encaminhada no período: 20 e 21 de julho de 2022.
- CLIQUE AQUI para acessar o modelo, preencha, assine e salve em arquivo pdf.
- CLIQUE AQUI para enviar a sua submissão.
Envio de diplomas e colação de grau
Envio de Diplomas/Colação de Grau
Processos Seletivo 2022
Última chance para entrega:
Candidatos ao Mestrado: cópia do diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão do Curso Superior e Histórico Escolar.
Candidatos ao Doutorado: cópia do diploma de Mestrado ou Ata/Certificado de Defesa de Dissertação e Histórico Escolar.
- Data final para entrega: 26/07/2022
- CLIQUE AQUI para enviar a sua submissão
Matrícula
Matrícula
Processo Seletivo 2022
Verifique com atenção as primeiras informações sobre sua matrícula.
Matrícula
- MATRÍCULA NO PROGRAMA: é efetuada internamente pela Secretaria do Serviço de Pós-Graduação/CPG, com base na documentação enviada pelo candidato, no momento da inscrição no Processo Seletivo;
- Verifique o seu NÚMERO USP. Ele será sua identidade nos próximos anos;
- Aproximadamente a partir de 29.07.22 o ingressante poderá acessar, com o seu número USP, a plataforma Sistema JANUS. Em "Acesso> Primeiro Acesso" obterá informações sobre como definir sua senha para interagir na plataforma. Caso não consiga acessar o sistema, escreva para a Secretaria no e-mail spghisto@usp.br;
- Ex-alunos/as de graduação e de mestrados/as da USP também devem obter uma nova senha. Entre na plataforma Sistema JANUS em "Acesso>Primeiro Acesso" e siga as instruções para renovar sua senha;
- MATRÍCULA EM DISCIPLINA:
a) A matrícula regular é realizada pelo próprio aluno, através do Sistema JANUS.
b) Acesse a Grade de Disciplina no site do Programa ou no Sistema Janus>Disciplinas Oferecidas. O semestre letivo se iniciará na primeira semana de agosto. Fique atento à data de início de cada disciplina indicada no Sistema.
c) Caso você ainda não tenha se comunicado com seu/sua orientador/a, busque no site, na aba Docentes, o e-mail respectivo. Converse com ela/ele sobre a disciplina a cursar no próximo semestre. A disciplina a cursar é de livre escolha, não há disciplinas obrigatórias no Mestrado e nem no Doutorado.
d) Excepcionalmente, neste semestre, como o período de "matrícula em disciplina" foi anterior à "matrícula dos ingressantes", a secretaria realizará a sua matrícula em disciplina. Envie um e-mail com o seu nome, número USP e o/s código/s da disciplina/s de seu interesse para spghisto@usp.br.
e) Todo/a pós-graduando/a deve fazer sua matrícula semestralmente, até o fim do curso, seja “Matrícula em Disciplina" ou "Matrícula de Acompanhamento". Caso você não realize nenhuma das duas, poderá ocorrer seu desligamento do curso. Fique atento às datas.
Importante
- É importante criar um e-mail institucional. Será através do e-mail USP que você receberá contatos da Secretaria e e-mails automáticos do Sistema Janus e terá mais facilidade em utilizar recursos, tais como Moodle, E-disciplina, Google Meet e Google Drive.
- Após criar o seu e-mail institucional, o mesmo deverá ser informado à Secretaria através do email spghisto@usp.br para inclusão no cadastro.
- Sempre que você se comunicar com a Secretaria, envie seu nome, seu número USP, o nome do seu/sua orientador/a, e seu curso (Mestrado ou Doutorado). Isso agilizará sua comunicação.
- Acesse também
- Veja mais em "Tutorial para Ingressantes"