Aluno Especial

O QUE É?

Conforme o Regimento da Pós-graduação da USP (arts. 54 e 55 da Resol.  nº 7493), alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas, sem vínculo com qualquer Programa de pós-graduação da USP.

Podem ser admitidos em disciplinas de Pós-Graduação, na condição de alunos especiais, alunos de graduação da USP. Alunos de graduação fora da USP não serão aceitos.

O interessado deverá efetuar solicitação de inscrição on-line, para fins de encaminhamento e aprovação dos respectivos professores ministrantes das disciplinas solicitadas. 

Mediante solicitação por e-mail (spghisto@usp.br), os alunos especiais terão direito ao certificado de participação na(s) disciplina(s) cursada(s), a ser expedido pela Secretária de Pós-Graduação. Os pedidos devem ser encaminhados somente 3 meses após o término do curso.

Eventualmente os créditos em disciplinas cursadas na condição de aluno especial poderão ser aproveitados, desde que não ultrapassem o prazo de 36 meses por ocasião da data de matrícula inicial como aluno regular. O aproveitamento dependerá da devida anuência do orientador no Programa. 

REGRAS PARA MATRÍCULA

ATENÇÃO: Conforme Portaria GR no. 7687, de 23/12/2021, informamos que  será exigida comprovação vacinal para matrícula em qualquer disciplina presencial do Programa de Pós-Graduação em História Social.

Isto inclui tanto alunos especiais que desejarem cursar disciplinas no campus quanto alunos de mobilidade internacional (intercâmbios).

1. Realizar o pagamento da taxa de inscrição e anexar o comprovante de pagamento no formulário de inscrição. A taxa de inscrição de uma disciplina não é válida para outra, ou seja, para cada disciplina deverá ser paga uma taxa de inscrição.

2. Inscrição:

a) Cada disciplina, individualmente, exige o preenchimento do formulário de inscrição;

b)  Os documentos solicitados devem ser anexados em cada disciplina, individualmente. Caso algum documento não seja anexado, a inscrição será indeferida.

3. Os formulários de inscrição e taxa de inscrição estarão disponíveis somente no período de inscrição.

4. Os alunos da UNESP/UNICAMP não são submetidos ao processo seletivo, nem pagam taxa de inscrição ou matrícula. Devem, portanto, apenas realizar a INSCRIÇÃO e inserir o comprovante de matrícula - do Curso de Pós-Graduação da UNESP ou da UNICAMP -,  no item do formulário “comprovante de pagamento”. A matrícula é automática.

5. Documentos para Inscrição (anexar em formato PDF):

  • Currículo Vitae/Lattes;
  • RG ou RNE;
  • Diploma de Graduação (frente e verso) - Não será aceito Atestado de Conclusão sem data da Colação de Grau ou Atestado de Provável Bacharel. No caso dos graduandos da USP, apresentar Histórico Escolar ou Declaração de Matrícula;
  • Histórico Escolar da Graduação (cópia simples);
  • Para alunos de graduação USP, deve ser anexado Histórico Escolar atualizado. 
  • Carta de interesse ao professor ministrante, justificando a escolha da disciplina;
  • Comprovante de Pagamento referente à taxa de inscrição (R$ 80,00). Para cada disciplina, deverá ser pago um boleto. Estão isentos do pagamento da taxa: funcionários da USP, UNESP e UNICAMP e professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo desde que insira o comprovante atualizado;
  • Comprovantes de Vacinação (1a, 2a e 3a dose)

6. Caso seja aprovado pelo professor ministrante, o interessado será matriculado automaticamente.

7. Não serão aceitas solicitações fora de prazo.

8. Após o término da(s) disciplina(s) cursada(s), não serão aceitos pedidos de regularização de matricula.

CALENDÁRIO

  • Período de Inscrição: 08, 09 e 10/07/22.
  • Taxa de Inscrição: [FORMULÁRIO]
  • Formulário de Inscrição: [FORMULÁRIO
  • Resultado dos alunos selecionados: até 08/08/22.

ACESSO AO MOODLE PARA ALUNOS ESPECIAIS 

Alunos especiais matriculados no sistemas Janus podem acessar o e-Disciplinas (Moodle) usando o número USP e a Senha USP, portanto, não tem acesso ao sistema Janus.

Para criar uma senha USP:
1. O aluno deve entrar no https://id.usp.br em PRIMEIRO ACESSO utilizando o número USP e o email;
2. O e-mail cadastrado pela Pós-graduação é o endereço que deverá ser utilizado no cadastro de “e-mail alternativo” em PRIMEIRO ACESSO;
3. Se o aluno não souber seu número USP ou não conseguiu criar a sua senha USP, deverá entrar em contato com spghisto@usp.br.

LISTA DOS CANDIDATOS APROVADOS

  • Os candidatos aprovados na "lista de resultados" serão matriculados automaticamente nas respectivas disciplinas.
  • O Aluno Especial não tem direito ao e-mail USP.
  • Para as aulas remotas, aguarde até 1 dia antes do início do curso para que o ministrante encaminhe as instruções.