Seja bem-vindo(a) ao programa de excelência do Departamento de História da FFLCH-USP.
Para otimização da sua experiência na pós-graduação, apresentaremos informações e recomendações sobre os recursos que estarão disponíveis, visando a sua evolução acadêmica e o desenvolvimento do seu trabalho de pesquisa:
- Janus, site do programa de História Social e e-mail institucional
O JANUS, sistema eletrônico da USP, será indispensável ao longo da pós-graduação. Questões burocráticas como matrícula em disciplinas, emissão de documentos e solicitações de cartões são realizadas através do portal. Para acessá-lo, é necessário ter em mãos seu Número USP (informado no ato da matrícula) e uma senha (lembrando que essa senha deve ser correspondente àquela utilizada na criação do o e-mail USP e demais sistemas eletrônicos institucionais (https://uspdigital.usp.br/wsusuario/)).
Outra ferramenta fundamental é o site da História Social (http://ppghs.fflch.usp.br/). Além das informações sobre docentes, eventos e editais do Programa, é através do site que você poderá realizar determinadas solicitações online. São elas: prorrogação de prazo, trancamento de matrícula e transferência de orientador(a).
É possível também encontrar no site, os links para o Regulamento do Programa de História Social e o Regimento de Pós-Graduação da USP. Todos os trâmites burocráticos referentes ao seu período na pós-graduação, como prazos e obrigações, são regulamentados por essas normas. Não deixe de acessá-las em caso de dúvidas.
Para manter-se informado sobre editais de bolsa, abertura de disciplinas, eventos e obrigações discentes, fique atento ao seu e-mail institucional (@usp.br ou o e-mail cadastrado pela Secretaria de Pós-Graduação). É por meio dele que a Coordenação, a Secretaria e o próprio Janus (através de mensagens automáticas, referente a prazos) entram em contato com o(a) aluno(a). Para criar seu e-mail USP, acesse a página da STI e siga as instruções.
- Matrículas nas disciplinas e número de créditos
A primeira matrícula, no Programa, é feita pela Secretaria de Pós-Graduação, logo após a confirmação do ingresso. Para cursar uma disciplina já neste semestre, cada pós-graduando (a) deverá se inscrever da disciplina eleita através do sistema Janus. Nele, você encontrará a lista com as disciplinas disponíveis de cada programa. No início dos semestres subsequentes, o mesmo procedimento deverá ser feito.
Fique atento à quantidade de créditos necessários para inscrição no Exame de Qualificação. A inscrição deverá ocorrer no máximo até a metade do prazo total de depósito. Por isso, organize com atenção o número de créditos que você ainda precisa cumprir e quantos semestres terá até a Qualificação. A não inscrição dentro do prazo estabelecido poderá acarretar em seu desligamento do programa.
Mestrado = 19 meses | 24 créditos (podendo ter no máximo 8 créditos especiais) |
Doutorado = 28 meses | 16 créditos (podendo ter no máximo 8 créditos especiais) |
Doutorado Direto = 32 meses | 32 créditos (podendo ter no máximo 8 créditos especiais) |
Ao contrário dos créditos de Graduação, todas as disciplinas cursadas fora do nosso Programa podem ser aproveitadas. Não deixe de olhar a grade de oferecimento de outros programas da FFLCH (como História Econômica, Literatura Brasileira, Geografia Humana, Filosofia, etc.). Disciplinas de quatro horas e doze aulas usualmente contam 8 créditos. No decorrer de um semestre, disciplinas de curta duração (de 2 créditos) ministradas por professores visitantes poderão ser oferecidas, sendo divulgadas em nosso e-mail institucional. Para tais cursos, a matrícula deverá ser feita por e-mail encaminhado à Secretaria de Pós-Graduação.
Após cursar todos os créditos necessários, você ainda assim deverá realizar, semestralmente, uma nova matrícula, chamada "Matrícula de Acompanhamento" (também pelo Janus), até a realização da defesa de sua tese.
Aqueles que cursaram disciplinas no programa como aluna (o) especial, poderão requisitar pelo site do Programa (na aba “Solicitações On-line”) o aproveitamento dos créditos obtidos. Além disso, caso tenha publicado livro autoral completo, artigos científicos (A, B1 e B2) ou apresentado trabalhos com publicação de resumo ou texto completo em anais, você poderá pedir até 8 créditos especiais via Comissão Coordenadora do Programa (CCP). Para maiores informações, veja o art. XVII do novo Regulamento do Programa de História Social (http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copgr-7319-de-15-de-marco…).
- Pedido de bolsa
O Programa de História Social possui uma cota de bolsas da CAPES e do CNPq nas modalidades Mestrado e Doutorado. Para concorrer, os(as) alunos(as) deverão se inscrever, com o aval do(a) orientador(a), no Edital de Bolsas, aberto usualmente no começo do ano (Edital e Inscrição disponíveis no site do programa, na aba “Bolsas & Prêmios”). Ao fim do processo, é constituída uma lista de espera, pela qual os discentes são chamados à medida em que bolsistas defendem seus trabalhos. Você poderá acompanhar o andamento da lista de espera e o tempo de defesa dos(as) bolsistas também pelo site. Para se inscrever no processo, postulantes deverão apresentar um projeto de pesquisa, prestando bastante atenção ao modelo exigido pelo Edital.
Além das bolsas CAPES e CNPq, é possível submeter um pedido de bolsa junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O modelo de projeto é ligeiramente diferente do modelo do programa. A FAPESP recebe propostas em fluxo contínuo (isto é, em qualquer período do ano) por meio da plataforma SAGE (http://www.fapesp.br/sage/). Fique atento aos prazos de avaliação da proposta e às exigências de documentação. Os valores abaixo referem-se ao mês de janeiro de 2018.
CAPES/CNPq | Valores | |
Mestrado (2 anos) | R$ 1.500,00 | |
Doutorado (4 anos) | R$ 2.200,00 | |
FAPESP | ||
Mestrado (2 anos) | M1: R$ 1.988,10 | M2: R$ 2.110,20 |
Doutorado (4 anos) | D1: R$ 2.929,80 | D2: R$ 3.626,10 |
- Qualificação: inscrição e exame
Após o cumprimento de todos os créditos necessários, você deverá se inscrever no exame de qualificação. A data limite para a inscrição aparecerá na sua Ficha do Aluno, disponível no Janus (aba “Aluno Regular”). A inscrição deverá ser realizada no site do programa (“Solicitações On-line”), pelo próprio aluno. Ao realizar a inscrição, um e-mail automático é enviado ao orientador(a), que deverá confirmar o pedido.
Ao realizar a inscrição on-line, é necessário indicar os nomes dos(as) integrantes da banca, já previamente acordados com o seu orientador(a), que será unicamente responsável pelo envio do relatório do exame. O prazo e o suporte de envio são definidos diretamente entre os membros da banca e o(a) orientador(a). Caso um(a) dos(as) arguidores(as) não esteja em São Paulo, o Exame poderá ser feito por Google Meet ou vídeo conferência. O CAPH (Centro de Apoio à Pesquisa em História) possui uma sala com aparelhagem específica para isso e sua disponibilidade deverá ser consultada com antecedência na Secretaria.
O Relatório de Qualificação deverá conter:
- Folha de rosto;
- Ficha do aluno / Histórico Escolar;
- Apresentação geral e Plano de Redação detalhado;
- Para o Mestrado, a versão preliminar de um capítulo;
- para o Doutorado e Doutorado Direito, dois capítulos;
- Levantamento bibliográfico;
- Relatório discente anual (cópias);
- Memorial de disciplinas (anexo);
- Resumo do Projeto de Pesquisa (anexo obrigatório);
- Anexos opcionais (trabalhos apresentados, projeto de pesquisa integral).
Após a realização da inscrição, o Exame deverá ser feito em até 60 dias.
O manual de "Boas vindas" é de responsabilidade da representação discente e foi aprovado pela Coordenação do Programa