A linha de História da Cultura compreende, em sentido amplo, os fenômenos de representação como práticas e formação de ideias e teorias. Há, aqui, grande variedade de enfoques e perspectivas, nelas se incluindo: os estudos de dinâmicas culturais (como os enfoques que privilegiam processos de circulação cultural, aculturação, transculturação, sincretismo); e estudos interdisciplinares e transdisciplinares, que exploram sobretudo as relações entre história e literatura, por um lado, e história e antropologia, por outro. Aqui se incluem também os estudos de teoria e filosofia da história e de história da cultura intelectual e das ideias. 

  • Adone Agnolin (Coordenador)

    Temas de interesse: Catequese e missionação em Época Moderna. Colonização e mediação cultural entre Europa, América e Ásia. História indígena e missões jesuíticas. Missões europeias na Idade Moderna: contextos asiáticos (indiano) e americanos (América portuguesa). Categoria do “religioso” na mediação e interpretação das alteridades culturais. Antropologia Histórica.
     
  • Carlos Roberto Nogueira

    Temas de interesse: Idade Média, Portugal, Espanha, igreja, cristianismo e feitiçaria.
     
  • Dario Horácio Gutierrez 

    Temas de interesse: A construção de identidades nacionais e regionais na América Latina nos séculos XIX e XX. Abrange temas como: identidades étnicas e de gênero. indigenismos e negritudes. A mestiçagem no pensamento latino-americano. Nacionalismos, nação e intelectuais. Invenção de tradições; identidades religiosas e militares. Identidades e culturas populares. Identidades e literatura. Heróis e simbologias nacionais. Identidades diaspóricas.  
     
  • Eduardo Natalino dos Santos

    Temas de interesse: História indígena, pré-hispânica e indígena colonial. Mesoamérica e Andes Centrais. Fontes históricas indígenas. Cosmologias indígenas. Conquista, comando e poder indígenas.
     
  • Elias Thomé Saliba

    Temas de interesse: História Cultural do Humor. Teoria da História. Narrativas ficcionais e narrativas historiográficas. História e linguagens.
     
  • Flávio de Campos

    Temas de interesse: História dos jogos desde a Idade Média até a Época Contemporânea. História Sócio-Cultural do Futebol.
     
  • Francisco Cabral de Alambert Junior

    Temas de interesse: História social da arte e da cultura. História da cultura. História da arte. Intelectuais, modernismo e crítica de arte.
     
  • Henrique Soares Carneiro

    Temas de interesse: História da alimentação, das bebidas e das drogas.
     
  • José Antonio Vasconcelos

    Temas de interesse: Teoria da história; História da historiografia; História intelectual; Utopias; Ficção científica; Literatura e representação histórica; Pensamento e cultura anarquista.
     
  • José Geraldo Vinci de Moraes

    Temas de interesse: Relações entre História, os sons e as músicas. Historiografias das músicas. Estudos dos Sons e das Escutas. História cultural da música. Memórias e narrativas sonoras. Documentação aural, arquivos sonoros e suas práticas metódicas.  Práticas e culturas urbanas nos séculos XIX e XX. Novas práticas de divertimento nos séculos XIX e XX. Atividades lúdicas e esportivas no século XX.
     
  • Júlio Pimentel

    Temas de interesse: Relações entre história e ficção; Objeto literário; Textualização e processos de significação; Escritura literária e escritura da história; Literatura hispano-americana; Narrativa policial.
     
  • Laura de Mello e Souza

    Temas de interesse: questões historiográficas sobre as relações entre história, romance histórico e literatura; estudos sobre obras barrocas luso-brasileiras.
     
  • Maria Luiza Marcilio

    Temas de interesse: Demografia histórica. História da criança, da família, do escravo e da agricultura: do Brasil colonial até o século XIX. História da escola na história do Brasil. História da população brasileira. História da criança e da família, da escola, dos direitos humanos. História da Igreja Católica.
     
  • Miguel Soares Palmeira (Vice-Coordenador)

    Temas de interesse: História intelectual, com ênfase em história da historiografia e história das ciências sociais; História dos arquivos; História e memória.
     
  • Raquel Glezer

    Temas de interesse: Teoria e filosofia da história. História da historiografia brasileira. História da cidade de São Paulo e História do Brasil.
     
  • Sara Albieri

    Temas de interesse: Teoria e filosofia da história. História intelectual. História da cultura.