HISTÓRIA DA CULTURA

A linha de História da Cultura compreende, em sentido amplo, os fenômenos de representação como práticas e formação de ideias e teorias. Há, aqui, grande variedade de enfoques e perspectivas, nelas se incluindo: os estudos de dinâmicas culturais (como os enfoques que privilegiam processos de circulação cultural, aculturação, transculturação, sincretismo); e estudos interdisciplinares e transdisciplinares, que exploram sobretudo as relações entre história e literatura, por um lado, e história e antropologia, por outro. Aqui se incluem também os estudos de teoria e filosofia da história e de história da cultura intelectual e das ideias.

• Adone Agnolin (Coordenador)

Temas de interesse: Catequese e missionação em Época Moderna. Colonização e mediação cultural entre Europa, América e Ásia. História indígena e missões jesuíticas. Missões europeias na Idade Moderna: contextos asiáticos (indiano) e americanos (América portuguesa). Categoria do “religioso” na mediação e interpretação das alteridades culturais. Antropologia Histórica.

• Carlos Roberto Nogueira

Temas de interesse: Idade Média, Portugal, Espanha, igreja, cristianismo e feitiçaria.

• Dario Horácio Gutierrez

Temas de interesse: A construção de identidades nacionais e regionais na América Latina nos séculos XIX e XX. Abrange temas como: identidades étnicas e de gênero. indigenismos e negritudes. A mestiçagem no pensamento latino-americano. Nacionalismos, nação e intelectuais. Invenção de tradições; identidades religiosas e militares. Identidades e culturas populares. Identidades e literatura. Heróis e simbologias nacionais. Identidades diaspóricas.

• Eduardo Natalino dos Santos

Temas de interesse: História indígena, pré-hispânica e indígena colonial. Mesoamérica e Andes Centrais. Fontes históricas indígenas. Cosmologias indígenas. Conquista, comando e poder indígenas.

• Elias Thomé Saliba

Temas de interesse: História Cultural do Humor. Teoria da História. Narrativas ficcionais e narrativas historiográficas. História e linguagens.

• Flávio de Campos

Temas de interesse: História dos jogos desde a Idade Média até a Época Contemporânea. História Sócio-Cultural do Futebol.

• Francisco Cabral de Alambert Junior

Temas de interesse: História social da arte e da cultura. História da cultura. História da arte. Intelectuais, modernismo e crítica de arte.

• Henrique Soares Carneiro

Temas de interesse: História da alimentação, das bebidas e das drogas.

• José Antonio Vasconcelos

Temas de interesse: Teoria da história; História da historiografia; História intelectual; Utopias; Ficção científica; Literatura e representação histórica; Pensamento e cultura anarquista.

• José Geraldo Vinci de Moraes

Temas de interesse: Relações entre História, os sons e as músicas. Historiografias das músicas. Estudos dos Sons e das Escutas. História cultural da música. Memórias e narrativas sonoras. Documentação aural, arquivos sonoros e suas práticas metódicas.  Práticas e culturas urbanas nos séculos XIX e XX. Novas práticas de divertimento nos séculos XIX e XX. Atividades lúdicas e esportivas no século XX.

• Júlio Pimentel

Temas de interesse: Relações entre história e ficção; Objeto literário; Textualização e processos de significação; Escritura literária e escritura da história; Literatura hispano-americana; Narrativa policial.

• Laura de Mello e Souza

Temas de interesse: questões historiográficas sobre as relações entre história, romance histórico e literatura; estudos sobre obras barrocas luso-brasileiras.

• Maria Luiza Marcilio

Temas de interesse: Demografia histórica. História da criança, da família, do escravo e da agricultura: do Brasil colonial até o século XIX. História da escola na história do Brasil. História da população brasileira. História da criança e da família, da escola, dos direitos humanos. História da Igreja Católica.

• Miguel Soares Palmeira (Vice-Coordenador)

Temas de interesse: História intelectual, com ênfase em história da historiografia e história das ciências sociais; História dos arquivos; História e memória.

• Raquel Glezer

Temas de interesse: Teoria e filosofia da história. História da historiografia brasileira. História da cidade de São Paulo e História do Brasil.

• Sara Albieri

Temas de interesse: Teoria e filosofia da história. História intelectual. História da cultura.