ESCRAVIDÃO E HISTÓRIA ATLÂNTICA

ESCRAVIDÃO E HISTÓRIA ATLÂNTICA

A linha de Escravidão e História Atlântica considera o espaço atlântico um conjunto histórico formado pelas conexões entre suas distintas partes (Europa, África e América, englobando também o oceano Índico, ligado ao Atlântico a partir da África oriental). A escravidão africana e ameríndia e seus desdobramentos são considerados elementos centrais para a conformação desse mundo. As pesquisas desenvolvidas tratam da circulação de pessoas, produtos e ideias no referido espaço, interligados por diferentes dinâmicas econômicas, políticas, sociais e culturais. Também examinam temas relativos à configuração das identidades culturais, religiosas, étnicas e de gênero, aos modos de vida e de pensar dos grupos submetidos às diásporas atlânticas, aos processos de dominação e à construção dos campos discursivos que os justificaram e legitimaram, às intersecções entre o mundo do trabalho, o das trocas e o da cultura.

  • Adone Agnolin

    Temas de interesse: Catequese e missionação. Colonização e mediação cultural entre Europa, América e Ásia. História indígena e missões jesuíticas. Missões europeias na Idade Moderna: contextos asiáticos (indiano) e americanos (América portuguesa). Categoria do “religioso” na mediação e interpretação das alteridades culturais. Antropologia Histórica.
     
  • Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron (Vice coordenador)

    Temas de interesse: Escravidão indígena e africana. Legislação indigenista na América de colonização portuguesa e espanhola. Pensamento jurídico moderno (com ênfase nas obras produzidas pelos teólogos da Companhia de Jesus e por juristas espanhóis e portugueses). Teologia política.
     
  • Carlos de Almeida Prado Bacellar

    Temas de interesse: História Social da População. História da Família. Demografia Histórica.
     
  • Daniel Strum

    Temas de interesse: Comércio atlântico. Economia moderna. Conexões transnacionais. Inter-relação entre direito, estado e economia. Diásporas mercantis. Desenvolvimento divergente. Inquisição. História judaica.
     
  • Dario Horácio Gutierrez

    Temas de interesse: Tráfico de escravos entre os séculos XVI e XIX. Organização econômica do comércio de escravizados. Impactos demográficos na América. Escravidão e modos de produção. Dominação e violência. Pensamento racial. Revoltas e resistências escravas. Padrões de família escrava. Alforrias, libertos e acesso à liberdade. Abolição.
     
  • Laura de Mello e Souza

    Temas de interesse: Crenças, práticas e artefatos mágico-religiosos no espaço atlântico. O tráfico e as relações culturais nos séculos XVII e XVIII. Sociedades escravistas no mundo atlântico: história e historiografia. Monarquias de segunda grandeza entre o Mediterrâneo e o Atlântico: Portugal, Sardenha e Nápoles – séculos XVII-XIX. A crise do Antigo regime e os exílios reais - 1789-1815.                                                                                                                                         
  • Maria Cristina Cortez Wissenbach

    Temas de interesse: História da África Central no século XIX. Comércio atlântico de escravos, dinâmicas sociais e impactos na África centro-ocidental e centro-oriental; História das mulheres na diáspora e nas sociedades africanas. Quilombos e projetos alternativos de poder no Brasil na época da escravidão e no pós-abolição. Religiosidades diaspóricas.
     
  • Maria Helena Pereira Toledo Machado

    Temas de interesse: Escravidão, gênero e maternidade. Biografias de escravizados/as. Crimes de escravos. História dos movimentos sociais na abolição. Medicina e teorias raciais no tratamento de escravos/as e representação do corpo escravizado. Literatura de viagem e escravidão. Infância e escravidão.
     
  • Marina de Mello e Souza (Coordenadora)

    Temas de interesse: História da África subsaariana pré-colonial. História do antigo Congo. Catolicismo no Congo. Cultura afro-brasileira. Cultura popular brasileira.
     
  • Rafael de Bivar Marquese

    Temas de interesse: Escravidão na América portuguesa e no Império do Brasil. Escravidão e colonialismo no Caribe inglês, francês e espanhol (séculos XVII a XIX). Colonialismo inglês e holandês no espaço do Índico (séculos XVIII e XIX). História de mercadorias.