Essa Linha de Pesquisa engloba projetos que se realizam a partir das articulações entre os domínios da história política, da história cultural e da história da arte, mas que apontam para um novo enfoque que vai além da abordagem e recortes tradicionalmente consagrados por estas matrizes. A chamada “História Social inglesa” pautou complexas articulações entre consciência, experiência, produção cultural e luta por hegemonia na sociedade, ampliando o uso muitas vezes restritivo da ideologia como categoria historiográfica. A história política renovada, por outro lado, propõe uma abordagem do político para além dos limites institucionais que formalizam as relações de poder (Estado, governo, sistema de partidos, movimentos político-ideológicos). A história das relações de gênero constituiu-se também em âmbito investigativo e reflexivo atravessado por preocupações atinentes ao cultural e às relações de poder. Essas e outras vertentes teóricas apontaram a necessidade de constituição de objetos e problemas situados no entre-lugar da história política e da história cultural. Alguns exemplos: a história intelectual e dos intelectuais, as instituições culturais que operam no âmbito do poder e da luta política, o engajamento artístico-intelectual, a propaganda, as políticas culturais, os movimentos socioculturais e suas identidades políticas. A partir dessas abordagens e objetos, a Linha de Pesquisa engloba várias dimensões da produção cultural atravessada pelos jogos da política ao reconhecer que as desigualdades internas às sociedades e as assimetrias de poder entre países e regiões implicam em dimensões culturais tanto no exercício da dominação política quanto da resistência.

  • Ana Paula Torres Megiani

    Temas de interesse: Relações de poder na Idade Média, Religião e religiosidade na Idade Média, Monaquismo e Ordens religiosas na Idade Média, Literatura e Representações na Idade Média.
     
  • Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi
     
  • Elizabeth Cancelli (Coordenadora)

    Temas de interesse: Cultura na Guerra Fria, poder, política e redes intelectuais. Relações Brasil Estados Unidos no pós-guerra.
     
  • Francisco Cabral Alambert Junior
     
  • Francisco Carlos Palomanes Martinho

    Temas de interesse: História Política; História e Biografia; História Intelectual e dos Intelectuais; História da Direita; História de Portugal, século 20.
     
  • Gabriela Pellegrino Soares

    Temas de interesse: História Cultural e Política da América Latina nos séculos XIX e XX. Circulação cultural e negociações políticas em diferentes escalas de observação. História das Ideias, da Edição e da Leitura e construção da modernidade nas sociedades latino-americanas. Expedições científicas, circulação de saberes e produção de conhecimento. Natureza, fronteiras e sujeitos políticos na região da Amazônia. Pueblos indígenas, populações camponesas e formação das nações latino-americanas. Identidades, cultura e poder. Modernidade e modernização nas últimas décadas do século XIX e primeira metade do século XX.
     
  • Rafael Scopacasa

    Temas de interesse: Roma republicana; imperialismo romano e sua formação; história global do mundo antigo; desastres naturais e desafios ambientais no Mediterrâneo do primeiro milênio a.C.; sociedades não-urbanizadas; identidade e etnicidade nos mundos grego e romano; historiografia antiga; historiografia ambiental.
     
  • Iris Kantor

    Temas de interesse: História da historiografia ibérica e brasileira; Cartografia e geografia histórica iberoamericana; Instituições científicas em contextos coloniais; História das bibliotecas e dos arquivos brasileiros; Formação territorial e estados nacionais. 
     
  • Marcelo Cândido da Silva

    Temas de interesse: Epidemias e fome na bacia do Mediterrâneo (séculos VIII-XVI). Crises e respostas sociais às crises na Europa pré-moderna (séculos VI-XIV)
     
  • Marcos Francisco Napolitano de Eugênio

    Temas de Interesse: História da Cultura Brasileira do século XX; História do Regime Militar; Cultura e Política; História e Cinema.
     
  • Maria Helena Capelato

    Temas de interesse: História da América Independente.
     
  • Mary Anne Junqueira

    Temas de interesse: História dos Estados Unidos (últimas décadas do século XVIII ao XXI); Relações Estados Unidos e América Latina; História Política; História da Cultura; História das Ideias; História e Imprensa; História do Conhecimento; Viagens e Viajantes; Expedições Científicas.
     
  • Maurício Cardoso
     
  • Stella Maris Scatena Franco

    Temas de interesse: Política e cultura na América Latina no século XIX. História das mulheres e das relações de gênero. Debates historiográficos relacionados a mulheres e gênero. Viagens e viajantes. Formação dos Estados nacionais na América Latina oitocentista.