Matrícula

Instruções para Alunos Ingressantes (PPGHS)

Seja bem-vindo(a) ao Programa de Pós-Graduação em História Social!
As informações a seguir detalham o processo de efetivação da sua matrícula e as etapas subsequentes.

1. Efetivação da Matrícula no Programa (I Etapa)

A matrícula no programa não é presencial e será realizada internamente pela Secretaria do Programa (PPGHS) em conjunto com o Serviço de Pós-Graduação, utilizando a documentação enviada durante sua inscrição no Processo Seletivo.

  • Validação da Matrícula: A matrícula só será efetivada após o envio e validação de toda a documentação solicitada. A falta de documentos pode impedir o processo.
  • Prazo Máximo para Documentos Faltantes :
    • Proficiência: até 06/01/2026
    • Doutorado: Até 14/01/2026
    • Mestrado: Até 06/02/2026
  • [Clique aqui] para envio de documentos ou justificativas por omissões
  • Instruções sobre os Documentos Faltantes

    DOCUMENTO
    FALTANTE
    TIPO DE DOCUMENTO PRAZO MÁXIMO PARA ENTREGA

    GRADUAÇÃO
    (Ingressantes ao Mestrado)

    Cópia do Diploma de Graduação  (frente e verso no mesmo arquivo)
    ou, na ausência do diploma,
    Certificado de Conclusão com a data de colação de grau

     06/02/2026

    MESTRADO
    (Ingressantes ao Doutorado)

    Cópia do Diploma ou Certificado de Defesa de Dissertação
    O verso do diploma deve conter a Portaria de Credenciamento do Programa junto à CAPES

    14/01/2026
    PROFICIÊNCIA

    Conforme o item 9.4. do Edital ou
    - Candidatos que Realizaram a Prova no Centro de Línguas da FFLCH/USP: Baixe o PDF oficial com o seu resultado e nos envie pelo formulário acima.
    - Ingressantes ao Doutorado (Mestres pela USP): poderá apresentar a sua Ficha de Aluno ou Histórico Escolar
    - Ingressantes ao Doutorado (Mestre por Outra Instituição): poderá apresentar o Histórico Escolarcaso o documento discrimine a língua estrangeira comprovada no Mestrado.

    06/01/2026

     


2. Matrícula em Disciplina (II Etapa)

Após a efetivação da sua matrícula no Programa (I Etapa), você poderá realizar a matrícula em disciplinas.

  • Período de Pré-Matrícula em Disciplina (II Etapa):
    • Doutorado: 13 a 19/01/2026
    • Mestrado: 09 a 13/02/2026

Matrícula em Disciplina

  • Alunos de Doutorado:
    • A pré-matrícula deve ser realizada pelo aluno através do Sistema Janus no período de 13 a 19/01/2026.
  • Alunos de Mestrado:
    • Disciplina obrigatória: será divulgado na Grade Horária, em tempo oportuno.
    • O aluno deverá enviar o código e nome da/s disciplina/s que deseja cursar para o e-mail spghisto@usp.br, informando Número USP e Nome Completo, no período de 09 a 13/02/2026.
    • O aluno deve enviar um e-mail para a secretaria do programa da disciplina oferecida,  com cópia para o spghisto@usp.br, solicitando permissão para realizar a matrícula.

Orientações Gerais sobre Disciplinas

  • Consulta à Grade: Consulte a Grade de Disciplinas no site do Programa ou no Sistema JANUS > Disciplinas Oferecidas.
  • Orientação: É crucial discutir as disciplinas que você pretende cursar com o(a) seu(sua) orientador(a). Você pode encontrar o e-mail dele(a) na aba Docentes do site.

3. Primeiro Acesso e Informações Essenciais

Sua identidade USP e Sistema Janus

  • Número USP: Será disponibilizado após o recebimento e validação de toda a sua documentação. Ele será sua identidade na USP.
  • Acesso ao JANUS: Você poderá acessar o Sistema Janus usando seu Número USP.
  • Acesse o Sistema Janus e, no menu "Acesso > Primeiro Acesso", encontre as instruções para definir sua senha.
  • Ex-Alunos da USP: Se já foi aluno(a) da USP (Graduação ou Mestrado), acesse "Acesso > Primeiro Acesso" no Sistema Janus para renovar sua senha.

E-mail Institucional e Comunicação

  • Criação de E-mail: Todos os ingressantes devem criar um e-mail institucional da USP. Ele é fundamental para receber comunicados oficiais, notificações do Janus e ter acesso a recursos como Moodle, Google Meet, etc.
    • Informar à Secretaria: Após criar seu e-mail institucional, informe-o imediatamente à Secretaria pelo e-mail spghisto@usp.br para inclusão em seu cadastro.
  • Comunicação com a Secretaria: Para agilizar o atendimento, inclua SEMPRE as seguintes informações em seus e-mails:
    • Seu nome completo
    • Seu Número USP
    • O nome do seu(sua) orientador(a)
    • Seu curso (Mestrado ou Doutorado)

Matrícula Semestral Obrigatória

  • Todos os pós-graduandos devem realizar a matrícula semestralmente, seja em "Matrícula em Disciplina" ou "Matrícula de Acompanhamento".
  • Fique atento(a) às datas! O não cumprimento de nenhuma das duas pode levar ao seu desligamento do curso.
Tags