Professor do Departamento de História, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Nos últimos anos, tenho me dedicado à intersecção entre tecnologias digitais e a produção da “evidência da história”, sondando as maneiras como essas tecnologias e as ferramentas de visualização alteram o campo da produção da verdade no mundo contemporâneo. Tenho interesse nas áreas de Teoria da História e História da Historiografia, com especial atenção à história da escrita da história da Idade Moderna à contemporaneidade, o impacto das tecnologias digitais na produção do conhecimento histórico e a epistemologia das humanidades digitais, a reflexão sobre a significação pública do saber histórico nos últimos dois séculos e, por fim, a relação entre visualidade e verdade na conformação do conhecimento histórico.
Técnicas da evidência histórica: o giro forense e a construção tecnológica dos indícios históricos
O objetivo da pesquisa é avaliar a intersecção entre memória, direitos humanos e tecnologias digitais através da consideração do papel desempenhado por estas tecnologias na construção da evidência da história, isto é, na caracterização dos vestígios e seu papel de persuasão em projetos históricos. A pesquisa se debruça sobre dois eixos principais. Um deles é o estudo da aplicação de tecnologias digitais, principalmente modelagem e impressão 3D, na restauração de objetos históricos, o que é interpretado como uma forma de prática sobre a memória e de sutura de uma temporalidade rompida. O segundo é o chamado giro forense, ou seja, a utilização de recursos tecnológicos em investigações de direitos humanos. Estuda-se como as tecnologias digitais são utilizadas para reconstituir os episódios de violação de direitos humanos e construir contranarrativas que, ao se situarem no campo da evidência, buscam responder aos negacionismos diversos que circundam tais ocorrências.
Um lance de retórica: retórica e linguagem na construção do discurso histórico (Editora Milfontes, Vitória, 2020)
SILVEIRA, Pedro Telles da. “The Counted Time: Technical Temporalities and their Challenges to History”, in History and Theory, vol. 62, 2023, pp. 403-426.
SILVEIRA, Pedro Telles da. “Lembrar e esquecer na internet: memória, mídias digitais e a temporalidade do perdão na esfera pública contemporânea”, in Varia Historia, vol. 37, 2021, pp. 287-321.
SILVEIRA, Pedro Telles da. “O historiador com CNPJ: depressão, mercado de trabalho e história pública”, in Tempo & Argumento, Florianópolis, vol. 12, 2020, p. e0204.
SILVEIRA, Pedro Telles da. “Intolérable images, tolérable (couter) monuments: a critique of the unrepresentable in some recent memorials”, in Viso: Cadernos de Estética Aplicada, vol. 13, 2019, pp. 138-170.
SILVEIRA, Pedro Telles da. “From Instant History to the Infinite Archive: Digital Archiving, Memory and the Practical Past at the Roy Rosenzweig Center for History and New Media”, in Historein, vol. 17, 2018, pp. 1-18.
SILVEIRA, Pedro Telles da. “O pincel de Timantes: pintura, erudição e panegírico na História da América Portuguesa, de Sebastião da Rocha Pita (1730)”, in Temporalidades, vol. 9, 2017, pp. 299-323.
SILVEIRA, Pedro Telles da. “Na mais ilustre das cidades, tão miserável tipografia’: antiquariato, imprensa e epigrafia a partir de André de Resende”, in História da Historiografia, Ouro Preto, vol. 21, 2016, pp. 55-76.
SILVEIRA, Pedro Telles da. “As fontes digitais no universo das imagens técnicas: crítica documental, novas mídias e o estatuto das fontes históricas digitais”, in Antíteses, Londrina, vol. 9, 2016, pp. 270-296.
SILVEIRA, Pedro Telles da. “Ficção, literatura e história através da ‘Crônica do descobrimento do Brasil’ (1840), de Francisco Adolfo de Varnhagen”, in História da Historiografia, vol. 3, 2009, pp. 34-52.
Linha de Pesquisa:
Cultura Material e Visual, Historiografia e Documentação
História das Ciências, Tecnologias e Sociedades.
SILVEIRA, Pedro Telles da; NICODEMO, Thiago Lima. “Teoria da História, ensino de história e novas tecnologias”, in GONÇALVES, Marcia de Almeida (org.). Teorizar, aprender e ensinar história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2023, pp. 270-287.
SILVEIRA, Pedro Telles da; LUCCHESI, Anita. “O laboratório da história pública digital: aprender entre experimento e negociação”, in HERMETO, Miriam; FERREIRA, Rodrigo de Almeida (orgs.). História pública e ensino de história. São Paulo: Letra & Voz, 2021, pp. 31-50.