Bem-vindos ao Programa de Pós-Graduação em História Social!
Verifique com atenção as primeiras informações sobre sua matrícula.
Matrícula
- MATRÍCULA NO PROGRAMA: é efetuada internamente pela Secretaria do Serviço de Pós-Graduação/CPG, com base na documentação enviada pelo candidato, no momento da inscrição no Processo Seletivo (sendo assim, a matrícula não é presencial);
- Verifique o seu NÚMERO USP. Ele será sua identidade nos próximos anos;
- Aproximadamente a partir de 22.01.24 o ingressante poderá acessar, com o seu número USP, a plataforma Sistema JANUS. Em "Acesso> Primeiro Acesso" obterá informações sobre como definir sua senha para interagir na plataforma. Caso não consiga acessar o sistema, escreva para a Secretaria no e-mail spghisto@usp.br;
- EX-ALUNO/AS DE GRADUAÇÃO E MESTRADO da USP também devem obter uma nova senha. Entre na plataforma Sistema JANUS em "Acesso>Primeiro Acesso" e siga as instruções para renovar sua senha;
- MATRÍCULA EM DISCIPLINA:
a) A matrícula regular é realizada pelo próprio aluno, através do Sistema JANUS, no período de 22 a 26/01/2024.
b) Acesse a Grade de Disciplina no site do Programa ou no Sistema Janus>Disciplinas Oferecidas. Fique atento à data de início de cada disciplina indicada no Sistema.
c) Caso você ainda não tenha se comunicado com seu/sua orientador/a, busque no site, na aba Docentes, o e-mail respectivo. Converse com ela/ele sobre a disciplina a cursar no próximo semestre. A disciplina a cursar é de livre escolha, não há disciplinas obrigatórias no Mestrado e nem no Doutorado.
d) Todo/a pós-graduando/a deve fazer sua matrícula semestralmente, até o fim do curso, seja “Matrícula em Disciplina" ou "Matrícula de Acompanhamento". Caso você não realize nenhuma das duas, poderá ocorrer seu desligamento do curso. Fique atento às datas.
Importante
- Todo ingressante deverá criar um e-mail institucional. Será através do e-mail USP que você receberá contatos da Secretaria e e-mails automáticos do Sistema Janus e terá mais facilidade em utilizar recursos, tais como Moodle, E-disciplina, Google Meet e Google Drive.
- Após criar o seu e-mail institucional, o mesmo deverá ser informado à Secretaria através do email spghisto@usp.br para inclusão no cadastro.
- Sempre que você se comunicar com a Secretaria, envie seu nome, seu número USP, o nome do seu/sua orientador/a, e seu curso (Mestrado ou Doutorado). Isso agilizará sua comunicação.
- Acesse também "Primeiros Passos" para maiores informações sobre Cartão de Estudante, Cartão BUSP, Passe escolar e outros.
- Veja mais em "Tutorial para Ingressantes"