Eventos

2 0 2 1 / O U T U B R O

Chamada para o 1º seminário internacional de Pós-doutorado: Programa de História Social da USP

O Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo convida a comunidade de pós-graduandos em História regularmente vinculada a universidades no Brasil e no exterior a participar do seu 1º Seminário Internacional de Pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP, a ser realizado nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2021, em modo virtual.

O Seminário pretende discutir avanços de pesquisa em tópicos que dialoguem com quaisquer das temáticas fundamentais das sete linhas de pesquisa do Programa em História Social: Escravidão e História Atlântica; História dos Movimentos e das Relações Sociais; História Política; História da Cultura; História, Cultura e Poder; História da Ciência e da Técnica; e Cultura Material e Visual, Historiografia e Documentação.

Para mais detalhes sobre as linhas, consulte-se: http://ppghs.fflch.usp.br/pt-br/linhas-de-pesquisa

Inscrições para a apresentação de trabalhos no evento deverão ser feitas pelo e-mail seminarioposdocdh@usp.br, com o preenchimento de um formulário do Google Docs https://docs.google.com/forms/u/1/d/1HTNw4tQsM15frOfHWgd5xMdTgUrKiUdhjvEgAcany-g/edit?usp=forms_home&ths=true , até o dia 31 de agosto.

Solicita-se, no ato de inscrição, os seguintes itens e informações: a) nome; b) título da apresentação; c) comprovante de vínculo institucional; d) nome do supervisor; e) país; f) resumo, de até 2000 caracteres com espaços; g) mini currículo, de até 500 caracteres com espaços; h) e-mail; i) e telefone fixo ou celular para contato (preferencialmente, número com WhatsApp ativo).

As comunicações poderão ser feitas em português, espanhol, inglês ou francês (sem tradução). Não haverá cobrança de taxas.

Serão fornecidos certificados de participação. Resumos expandidos nas quatro línguas serão publicados nos Cadernos do evento.

OBS: eventualmente poderão ser aceitas inscrições de candidatos que tenham já encerrado seus estágios de pós-doutorado por um período não superior a três anos. 

Acompanhem-nos no nosso site: https://www.fflch.usp.br/7891

Ou ainda, nas nossas redes sociais: Twitter: https://twitter.com/doc_pos

Facebook: https://www.facebook.com/Semin%C3%A1rio-de-P%C3%B3s-docs-Hist%C3%B3ria-Social-USP-106905051650752

Instagram: https://www.instagram.com/seminarioposdoc 

 A Comissão Organizadora



III Seminário África na FFLCH

Entre 30 de agosto e 10 de setembro, estarão abertas as inscrições para graduandos(as), pós-graduandos(as) e pós-doutorandos (as) da FFLCH-USP apresentarem suas pesquisas relacionadas ao continente africano ou aos estudos afro-brasileiros no III Seminário África na FFLCH. 

O formulário de inscrições estará disponível no site do CEA : cea.fflch.usp.br

O seminário tem por objetivo promover a troca de experiências entre alunos(as) dos diferentes níveis (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) que apresentarão pesquisas em andamento ou recém concluídas, além de mapear as pesquisas desenvolvidas na FFLCH e divulgá-las para estudiosos da área de fora da Faculdade, estimulando diálogos interinstitucionais. 

O evento acontecerá de forma remota nos dias 25, 26 e 27 de outubro com transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH-USP no YouTube.  Serão emitidos certificados para os(as) apresentadores.


 


II Encontro da Pós-Graduação da USP  “Uma Sociedade em Transformação”
 
Gostaríamos de convidá-la(o) a participar do II Encontro da Pós-Graduação da USP  “Uma Sociedade em Transformação”, submetendo um vídeo-pôster de até 2:30 minutos de seu trabalho de tese ou dissertação até o dia 4 de outubro.
 
O evento será on-line nos dias 19 e 20 de outubro de 2021.

São elegíveis vídeos de alunas(os) regularmente matriculadas(os) como ativas(os) em todos os programas de Mestrado e Doutorado, com a anuência do(a) orientador(a).

Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Obrigatoriamente, o trabalho precisa se inserir em um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Link: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Não há limites para número de vídeos submetidos por orientador(a).
 
Orientações sobre o vídeo
O vídeo deve ter a anuência do(a) orientador(a), que deverá ficar arquivada com o (a) aluno(a), caso seja solicitada.
No vídeo devem constar o(s) nome(s) da(o) aluna(o), nome do orientador(a), PPG e Unidade à qual a pesquisa está vinculada, título da pesquisa, a aprovação (se necessária) do comitê de ética envolvido, e a(s) ODS associada(s) ao projeto.
A responsabilidade de observar e garantir que o vídeo submetido não infringe questões éticas, de direito autoral, de imagem ou quaisquer outras ilegalidades é dos(as) pesquisadores(as) responsáveis. Os vídeos serão avaliados por uma comissão técnica que fará a seleção dos trabalhos aceitos para apresentação. Vídeos fora do padrão estabelecido serão automaticamente eliminados.
 
Participação no evento
O(A) aluno(a) autor(a) do vídeo deverá estar disponível para participar da sessão de mesa redonda, no dia 19/10/2021, com início às 16h em uma sala virtual a ser informada oportunamente, durante a qual poderão ser dirimidas dúvidas sobre o assunto pesquisado. Todas(os) as(os) participantes receberão certificado de participação.
 
Premiação
Os vídeos aceitos concorrerão a duas premiações: melhor vídeo pelo voto popular;
melhor vídeo para cada um dos ODS contemplados. A premiação consistirá em certificado da Pró-Reitoria de Pós-Graduação identificando autores, título do vídeo e categoria premiada. Para participar da premiação o(a) autor(a) deverá obrigatoriamente participar do evento, estando presente na mesa redonda.

Submissão

A submissão deverá ser feita por meio do preenchimento do formulário e upload do vídeo neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJkTvuhV-Ghe-rQk1mADDmOQAdVqW1CQ_

 
2 0 2 1 / S E T E M B R O

Aula Inaugural PPGHS

O PPGHS convida todos para a aula inaugural do segundo semestre letivo "Cristãos Novos e Inquisição na Historiografia Brasileira: Tributo acadêmico à Profa. Emérita Anita Novinsky (1922-2021)", a se realizar em 22 de Setembro, Quarta-feira, às 17 horas no canal do Departamento de História. Participarão da mesa os professores Laura de Mello e Souza (USP/Sorbonne), Maria Luiza Tucci Carneiro (USP) e Ronaldo Vainfas (UERJ-FFP), com a coordenação da professora Iris Kantor (USP).

AULA INAUGURAL (2)



 ​​​​​​​​​​​​​​

2 0 2 1 / A B R I L
Colóquio​​​​​​​

Conferência de abertura do primeiro semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em História Social – USP / 2021, ​​​​​​​

Uma antropóloga rebelde fala a historiadores. Rita Segato (UnB)

Data: 27/04/2021, às 19 horas

"Em 2021 recebeu o prêmio The Frantz Fanon Prize da Caribbean Philosophical Association por sua trajetória e em 2020 recebeu o Premio El Colegio de México. Daniel Cosío Villegas en Ciencias Sociales."

Loca: Canal FFLCH USP  

https://youtu.be/-3mwjvhFpqE  

 

2 0 2 1 / M A R Ç O

Divulgação do Livro

image.png

Memória Religião e Poder – Das raízes cristãs à construção de uma identidade portuguesa

Carlos Roberto Figueiredo Nogueira, Sooraya Karoan Lino de Medeiros (Orgs.)

O GEMPO (Grupo de Estudos Medievais Portugueses) foi fundado há 14 anos com o objetivo de contribuir com os estudos desta área. Com este intuito apresentamos a coletânea onde reunimos alguns de nossos pesquisadores europeus e brasileiros: Maria Alegria Fernandes Marques, Covadonga Valdaliso-Casanova, Carlos Roberto Figueiredo Nogueira, Sooraya Karoan Lino de Medeiros, Bruno Soares Miranda, Raquel Hoffmann e Beatriz Nogueira Sousa. Este livro é marcado pelo amplo espectro dos interesses temáticos relacionados às trajetórias individuais dos pesquisadores. Tratamos aqui de ordens religiosas, constituição da nacionalidade e identidade portuguesas, crônicas medievais, construção de memória régia, dinástica e memorialísticas, condição social feminina, peregrinações e devoções. A multiplicidade dos temas é unida pela ênfase nas linhas de pesquisa do grupo ligadas às relações de solidariedade e de poder presente em todos os artigos.
2 0 2 1 / J A N E I R O

26/01/2021​​​​​​​ - JORNAL DA USP

Uma breve história da arte que enfrentou a barbárie

Livro da professora Maria Luiza Tucci Carneiro aborda 40 anos de censura contra artistas que desafiaram o Estado

 


Para a estreia da sua segunda temporada, em janeiro de 2021, o Podcast Estudos Medievais lançará dois episódios: A Itália no final da Idade Média e Histoire et climat

No dia 4 de janeiro, irá ao ar o episódio A Itália no final da Idade Média, que traz como convidados Breno Amorim e Felipe Erra, pesquisadores da história italiana entre os séculos XIV e XV. Eles abordam as novas perspectivas de análise sobre o período comunal, o funcionamento da economia mercantil e as disputas políticas do período.

Além disso, eles discutem os limites de aplicação das noções de “Renascimento Italiano” e de “Crise do Século XIV”. 

 

No dia 18 de janeiro, lançaremos o terceiro episódio da série especial Mundus, intitulado Histoire et climat, no qual Adrien Bayard (Professor de História Medieval da Université d’Artois) entrevista Jean Pierre Devroey (Professor de História Medieval da Université Libre de Bruxelles) a respeito da relação entre história e meio-ambiente.

Jean-Pierre Devroey discute como a historiografia tratou do impacto dos eventos climáticos nas transformações das sociedades do passado. Aproveitando o recente lançamento de seu livro, La nature et le roi (Paris: Albin Michel, 2019), Devroey aborda os desafios dos historiadores diante da multiplicação de dados oriundos da arqueologia e da paleoclimatologia. 

 

 

 

Enquanto aguardam a estreia da segunda temporada do Podcast Estudos Medievais, não deixem de conferir os episódios lançados até o momento através dos links abaixo: 

Guia Medieval

Spotify

Apple Podcast

Podcast Estudos Medievais
Isabela Alves
Gabriel Cordeiro
Eric Cyon
Sara Oderdenge

 

 

Facebook Twitter YouTube Instagram Website

Laboratório de Estudos Medievais
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária, São Paulo - SP, 05508-900

Laboratório de Estudos Medievais (LEME) 

USP-UNICAMP-UFMG-UNIFESP-UFG-UFFS-UFVJM-UFTM-UFOP

http://leme.fflch.usp.br

2 0 2 0 / D E Z E M B R O
LANÇAMENTO DE LIVRO

Isabella Bonaventura de Oliveira é graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. É mestre e doutoranda em História Social pela USP, onde também integra o Laboratório de História das Ciências, Tecnologia e Sociedade (Labcite).   

Livro Profissão Farmacêutica em São Paulo: prática científica, ensino e gênero, 1895-1917
Editora Fiocruz
Primeira edição: 2020
236 páginas
Maiores informações.

Livro | Profissão Farmacêutica em São Paulo: prática científica, ensino e gênero, 1895-1917


MESA TEMÁTICA

Laboratório de Estudos Medievais convida para a mesa temática "Portugal1300: crise e resiliência no final da Idade Média". O evento, que ocorrerá no dia 01.12, a partir das 14h, é parte das "Jornadas de estudos luso-brasileiros", organizadas pela Cátedra Jaime CortesãoSerão quatro mesas temáticas ao longo dos meses de novembro e dezembro. Todas as atividades poderão ser acompanhadas ao vivo, pelo canal da Cátedra Jaime Cortesão no Youtube.

cartaz Portugal1300.png​​​​​​​

2 0 2 0 / N O V E M B R O​​​​​​​

 

LEHA - Apresentação de pesquisas, 13.11.jpg

 


Congresse MeParticipe do 1º Encontro da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo “Elas fazem ciência”.

No período de 16 a 18 de novembro de 2020, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, em parceria com o Escritório USP Mulheres , realizará o 1º Encontro da Pós-graduação com o tema “Elas fazem ciência”. O evento será online e aberto a todas e todos, com o objetivo de discutir a participação das mulheres na s ciências, no empreendedorismo, em posições de lideranças e na gestão público-privada.

A programação conta com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, inclusive representantes da ONU Mulheres. O evento será composto por mesas redondas, palestras, apresentação de e-pôsteres e workshops.

 

Inscreva-se, antecipadamente,para participar do
 1º Encontro da Pós-Graduação  
“Elas fazem ciência”   
 
Confira toda a programação:  https://congresse.me/eventos/elasfazemciencia
 
Inscreva-se, também, para as atividades limitadas pelo número de vagas:
Workshop: “Lugar de Mulher” - 50 vagas
2ª PrInt Week - Chat com as 20 universidades internacionais
SAIBA MAIS
O Encontro é para todos 
Comissão organizadora do 1º Encontro da Pós-Graduação "Elas fazem ciência" 
  Informações complementares podem ser fornecidas pelo e-mail: contato-prpg@usp.br  
 
2 0 2 0 / O U T U B R O

Accordion content 1.

2 0 2 0 / S E T E M B R O

​​​​​​​01 a 04 de setembro de 2020
Seminário Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020