• Edital Interno de Processo Seletivo para Bolsas do PPGHS/USP/2021 (ENCERRADO)

1. É requisito para inscrição no processo seletivo estar regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. Não poderão se inscrever discentes com trancamento de matrícula.

2. Poderão participar do atual edital mestrandos e doutorandos cuja primeira matrícula tenha ocorrido no ano de 2021.

3. A nota de classificação será composta pela média das notas obtidas pela prova metodológica e pelo projeto de pesquisa do ano do ingresso do inscrito.

4. Os candidatos deverão manifestar concordância em participar do Processo Seletivo para Bolsas por meio de formulário online, acessível no site do Programa de Pós-Graduação em História Social, até o dia 06 de setembro de 2021.

5. Os resultados do Processo serão divulgados no site do PPGHS até o dia 29 de outubro. Na divulgação haverá duas listas de espera, uma para mestrado e uma para doutorado. As listas serão publicadas em ordem decrescente, da maior para a menor nota. Essas novas listas substituem automaticamente as anteriormente vigentes.

6. Para fins de inclusão nas listas de Processo Seletivo para Bolsas, a nota mínima será 7,0 (sete), tanto para mestrado quanto para doutorado.

8. Os ingressantes na modalidade COTAS terão acréscimo de 0,5 (meio) ponto na nota final. Será necessário atingir a nota mínima 7,0 (sete) para integrar as listas de mestrado e doutorado.

7. Para fins de desempate serão adotados, em ordem decrescente, os seguintes critérios:

I – Ingresso no Programa pela modalidade Cotas;

II – A média ponderada do histórico escolar de graduação para alunos de mestrado, e o conceito do histórico do mestrado para alunos do doutorado, além da ausência de reprovações para ambos os casos;

III – Atualização do CV Lattes.

8. Casos omissos serão deliberados pela Comissão de Bolsas.

Acesse aqui o Formulário para Seleção de Bolsas.

Comissão de Bolsas / PPGHS / USP