Matrícula

Bem-vindos ao Programa de Pós-Graduação em História Social!

Verifique com atenção as primeiras informações sobre sua matrícula.

Matrícula

1. MATRÍCULA NO PROGRAMA: é efetuada internamente pela Secretaria do Serviço de Pós-Graduação/CPG, com base na documentação enviada pelo candidato, no momento da inscrição no Processo Seletivo;
  2. Verifique o seu NÚMERO USP. Ele será sua identidade nos próximos anos;
  3. Aproximadamente a partir de 23.01.23 o ingressante poderá acessar, com o seu número USP, a plataforma Sistema JANUS. Em "Acesso> Primeiro Acesso" obterá informações sobre como definir sua senha para interagir na plataforma. Caso não consiga acessar o sistema, escreva para a Secretaria no e-mail spghisto@usp.br;
  4. Ex-alunos/as de graduação e de mestrados/as da USP também devem obter uma nova senha. Entre na plataforma Sistema JANUS em "Acesso>Primeiro Acesso" e siga as instruções para renovar sua senha;
  5. MATRÍCULA EM DISCIPLINA:
    a) A matrícula regular é realizada pelo próprio aluno, através do Sistema JANUS, no período de 23 a 27/01/2023.
    b) Acesse a Grade de Disciplina no site do Programa ou no Sistema Janus>Disciplinas Oferecidas. Fique atento à data de início de cada disciplina indicada no Sistema.
    c) Caso você ainda não tenha se comunicado com seu/sua orientador/a, busque no site, na aba Docentes, o e-mail respectivo. Converse com ela/ele sobre a disciplina a cursar no próximo semestre. A disciplina a cursar é de livre escolha, não há disciplinas obrigatórias no Mestrado e nem no Doutorado.
    d) Todo/a pós-graduando/a deve fazer sua matrícula semestralmente, até o fim do curso, seja “Matrícula em Disciplina" ou "Matrícula de Acompanhamento".  Caso você não realize nenhuma das duas, poderá ocorrer seu desligamento do curso. Fique atento às datas.

Importante

1. Todo ingressante deverá criar um e-mail institucional. Será através do e-mail USP que você receberá contatos da Secretaria e e-mails automáticos do Sistema Janus e terá mais facilidade em utilizar recursos, tais como Moodle, E-disciplina, Google Meet e Google Drive.
  2. Após criar o seu e-mail institucional, o mesmo deverá ser informado à Secretaria através do email spghisto@usp.br para inclusão no cadastro.
  3. Sempre que você se comunicar com a Secretaria, envie seu nome, seu número USP, o nome do seu/sua orientador/a, e seu curso (Mestrado ou Doutorado). Isso agilizará sua comunicação.
  4. Acesse também "Primeiros Passos" para maiores informações sobre Cartão de Estudante, Cartão BUSP, Passe escolar e outros.
  5. Veja mais em "Tutorial para Ingressantes"