O QUE É?
De acordo Regimento da Pós-graduação da USP (arts. 54 e 55 da Resol. nº 7493), alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas, sem vínculo com qualquer Programa de pós-graduação da USP.
Somente granduandos do curso de História da USP poderão ser admitidos em disciplinas de Pós-Graduação na condição de alunos especiais.
Os interessados devem realizar a solicitação de inscrição on-line, para que seja encaminhada e avaliada pelos respectivos professores ministrantes das disciplinas solicitadas.
Os alunos especiais têm o direito de receber um certificado de participação nas disciplinas cursadas, que será emitido pela Secretaria de Pós-Graduação, mediante solicitação por e-mail (spghisto@usp.br). As solicitações devem ser feitas somente três meses após o término do curso.
Eventualmente, os créditos obtidos em disciplinas cursadas na condição de aluno especial poderão ser aproveitados, desde que não ultrapassem o prazo de 36 meses a partir da data da matrícula inicial como aluno regular. O aproveitamento dos créditos estará sujeito à aprovação do orientador do Programa.
REGRAS PARA MATRÍCULA
1. PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO:
a) Realize o pagamento da taxa de inscrição e anexe o comprovante de pagamento no formulário de inscrição. Note que a taxa é válida apenas para uma disciplina; portanto, uma taxa deve ser paga para cada disciplina inscrita.
2. Inscrição:
a) É necessário preencher um formulário de inscrição para cada disciplina individualmente. b) Anexe todos os documentos solicitados em cada formulário de inscrição específico. A ausência de qualquer documento resultará no indeferimento da inscrição.
b) Não serão aceitas solicitaçõs fora do prazo estabelecido.
3. Disponibilidade dos Formulários e Taxas:
Os formulários de inscrição e o pagamento da taxa estarão disponíveis somente durante o período de inscrição.
4. Exceções para Alunos da NESP/UNICAMP:
Alunos da UNESP e UNICAMP não precisam passar pelo processo seletivo e estão isentos de pagar taxa de inscrição ou matrícula. Apenas realizem a inscrição e insiram o comprovante de matrícula do curso de Pós-Graduação da UNESP ou UNICAMP no campo “comprovante de pagamento” do formulário. A matrícula será automática.
5. Documentos para Inscrição (anexar em formato PDF):
- Currículo Vitae/Lattes.
- RG ou RNE.
- Diploma de Graduação (frente e verso). Atestado de Conclusão sem data de Colação de Grau ou Atestado de Provável Bacharel não serão aceitos. Para graduandos da USP, apresentar Histórico Escolar ou Declaração de Matrícula.
- Histórico Escolar da Graduação (cópia simples).
- Para alunos de graduação USP, deve ser anexado Histórico Escolar atualizado.
- Carta de interesse ao professor ministrante, justificando a escolha da disciplina.
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (R$ 80,00). Uma taxa deve ser paga para cada disciplina. Estão isentos do pagamento da taxa: funcionários da USP, UNESP e UNICAMP e professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, desde que apresentem o comprovante atualizado.
6. Matrícula:
Se aprovado pelo professor ministrante, o interessado será matriculado automaticamente.
7. Recomendações:
Recomenda-se enviar as inscrições com antecedência, pois o PPGHS não se responsabiliza por inscrições não realizadas devido a problemas técnicos, falhas de comunicação, congestionamentos ou outros fatores que possam impedir o cumprimento do prazo.
8. Acesso à Grade Disciplina:
Acesse a grade de Disciplinas clicando aqui.
CALENDÁRIO
- Período de Inscrição: 04 e 05/02/2025.
- Taxa de Inscrição: [FORMULÁRIO]
- Formulário de Inscrição: [FORMULÁRIO]
- Resultados serão divulgados até 2 dias antes do início da aula da disciplina escolhida: [CLIQUE AQUI]
CASOS DE INDEFERIMENTO
Em casos de indeferimento pelo minitrante, o interessado poderá solicitar a matrícula em outras disciplinas disponíveis.
ACESSO AO MOODLE PARA ALUNOS ESPECIAIS
Alunos especiais matriculados no sistemas Janus podem acessar o e-Disciplinas (Moodle) usando o número USP e a Senha USP, portanto, não tem acesso ao sistema Janus.
Para criar uma senha USP:
1. O aluno deve entrar no https://id.usp.br em PRIMEIRO ACESSO utilizando o número USP e o email;
2. O e-mail cadastrado pela Pós-graduação é o endereço que deverá ser utilizado no cadastro de “e-mail alternativo” em PRIMEIRO ACESSO;
3. Se o aluno não souber seu número USP ou não conseguiu criar a sua senha USP, deverá entrar em contato com spghisto@usp.br.
AVISO: Aguarde a orientação do docente se haverá utilização do sistema Moodle.
LISTA DOS CANDIDATOS APROVADOS
- Os candidatos aprovados na "lista de resultados" serão matriculados automaticamente nas respectivas disciplinas.
- O Aluno Especial não tem direito ao e-mail USP.
- Para as aulas remotas, aguarde até 1 dia antes do início do curso para que o ministrante encaminhe as instruções.