2 0 2 1 / A B R I L

Colóquio​​​​​​​

Conferência de abertura do primeiro semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em História Social – USP / 2021, ​​​​​​​

Uma antropóloga rebelde fala a historiadores. Rita Segato (UnB)

Data: 27/04/2021, às 19 horas

"Em 2021 recebeu o prêmio The Frantz Fanon Prize da Caribbean Philosophical Association por sua trajetória e em 2020 recebeu o Premio El Colegio de México. Daniel Cosío Villegas en Ciencias Sociales."

Loca: Canal FFLCH USP

2 0 2 1 / M A R Ç O

Divulgação do Livro

image.png

Memória Religião e Poder – Das raízes cristãs à construção de uma identidade portuguesa

Carlos Roberto Figueiredo Nogueira, Sooraya Karoan Lino de Medeiros (Orgs.)

O GEMPO (Grupo de Estudos Medievais Portugueses) foi fundado há 14 anos com o objetivo de contribuir com os estudos desta área. Com este intuito apresentamos a coletânea onde reunimos alguns de nossos pesquisadores europeus e brasileiros: Maria Alegria Fernandes Marques, Covadonga Valdaliso-Casanova, Carlos Roberto Figueiredo Nogueira, Sooraya Karoan Lino de Medeiros, Bruno Soares Miranda, Raquel Hoffmann e Beatriz Nogueira Sousa. Este livro é marcado pelo amplo espectro dos interesses temáticos relacionados às trajetórias individuais dos pesquisadores. Tratamos aqui de ordens religiosas, constituição da nacionalidade e identidade portuguesas, crônicas medievais, construção de memória régia, dinástica e memorialísticas, condição social feminina, peregrinações e devoções. A multiplicidade dos temas é unida pela ênfase nas linhas de pesquisa do grupo ligadas às relações de solidariedade e de poder presente em todos os artigos.
2 0 2 1 / J A N E I R O

26/01/2021​​​​​​​ - JORNAL DA USP

Uma breve história da arte que enfrentou a barbárie

Livro da professora Maria Luiza Tucci Carneiro aborda 40 anos de censura contra artistas que desafiaram o Estado

Para a estreia da sua segunda temporada, em janeiro de 2021, o Podcast Estudos Medievais lançará dois episódios: A Itália no final da Idade Média e Histoire et climat

No dia 4 de janeiro, irá ao ar o episódio A Itália no final da Idade Média, que traz como convidados Breno Amorim e Felipe Erra, pesquisadores da história italiana entre os séculos XIV e XV. Eles abordam as novas perspectivas de análise sobre o período comunal, o funcionamento da economia mercantil e as disputas políticas do período.

Além disso, eles discutem os limites de aplicação das noções de “Renascimento Italiano” e de “Crise do Século XIV”.

No dia 18 de janeiro, lançaremos o terceiro episódio da série especial Mundus, intitulado Histoire et climat, no qual Adrien Bayard (Professor de História Medieval da Université d’Artois) entrevista Jean Pierre Devroey (Professor de História Medieval da Université Libre de Bruxelles) a respeito da relação entre história e meio-ambiente.

Jean-Pierre Devroey discute como a historiografia tratou do impacto dos eventos climáticos nas transformações das sociedades do passado. Aproveitando o recente lançamento de seu livro, La nature et le roi (Paris: Albin Michel, 2019), Devroey aborda os desafios dos historiadores diante da multiplicação de dados oriundos da arqueologia e da paleoclimatologia.

Enquanto aguardam a estreia da segunda temporada do Podcast Estudos Medievais, não deixem de conferir os episódios lançados até o momento através dos links abaixo:

Guia Medieval

Spotify

Apple Podcast

Podcast Estudos Medievais
Isabela Alves
Gabriel Cordeiro
Eric Cyon
Sara Oderdenge

Facebook Twitter YouTube Instagram Website

Laboratório de Estudos Medievais
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária, São Paulo - SP, 05508-900

Laboratório de Estudos Medievais (LEME)

USP-UNICAMP-UFMG-UNIFESP-UFG-UFFS-UFVJM-UFTM-UFOP

2 0 2 0 / D E Z E M B R O
LANÇAMENTO DE LIVRO

Isabella Bonaventura de Oliveira é graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. É mestre e doutoranda em História Social pela USP, onde também integra o Laboratório de História das Ciências, Tecnologia e Sociedade (Labcite).

Livro Profissão Farmacêutica em São Paulo: prática científica, ensino e gênero, 1895-1917
Editora Fiocruz
Primeira edição: 2020
Maiores informações.

Livro | Profissão Farmacêutica em São Paulo: prática científica, ensino e gênero, 1895-1917

MESA TEMÁTICA

Laboratório de Estudos Medievais convida para a mesa temática "Portugal1300: crise e resiliência no final da Idade Média". O evento, que ocorrerá no dia 01.12, a partir das 14h, é parte das "Jornadas de estudos luso-brasileiros", organizadas pela Cátedra Jaime CortesãoSerão quatro mesas temáticas ao longo dos meses de novembro e dezembro. Todas as atividades poderão ser acompanhadas ao vivo, pelo canal da Cátedra Jaime Cortesão no Youtube.

cartaz Portugal1300.png​​​​​​​

2 0 2 0 / N O V E M B R O​​​​​​​

LEHA - Apresentação de pesquisas, 13.11.jpg

Congresse MeParticipe do 1º Encontro da Pós-Graduação da Universidade de São Paulo “Elas fazem ciência”.

No período de 16 a 18 de novembro de 2020, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, em parceria com o Escritório USP Mulheres , realizará o 1º Encontro da Pós-graduação com o tema “Elas fazem ciência”. O evento será online e aberto a todas e todos, com o objetivo de discutir a participação das mulheres na s ciências, no empreendedorismo, em posições de lideranças e na gestão público-privada.

A programação conta com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, inclusive representantes da ONU Mulheres. O evento será composto por mesas redondas, palestras, apresentação de e-pôsteres e workshops.

Inscreva-se, antecipadamente,para participar do
 1º Encontro da Pós-Graduação
“Elas fazem ciência”

Confira toda a programação:  https://congresse.me/eventos/elasfazemciencia