Dario Horácio Gutierrez Gallardo

Doutor em História pela Universidade de São Paulo, onde atua como professor de História da América. Autor de vários livros, coletâneas e artigos especializados. Recentemente publicou, em parceria, Fronteiras: paisagens, personagens, identidades (2003), Literatura folclórica del Maule (2005), e Trabalhadores na história do Brasil (2007). Foi professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade Federal de Goiás, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História na UNESP e na USP, e editor de vários periódicos como Cultura e Sociedade (Goiânia), Estudos de História (Franca) e População e Família (São Paulo). Orientou também diversas teses de doutorado, mestrado, monografias de conclusão de curso e projetos de iniciação científica.

Sala: 
O4
Email: 
horaciog@usp.br
Linha de Pesquisa: 
Escravidão e História Atlântica
História da Cultura
Capítulos de Livros: 
  • Horacio Gutiérrez. Fronteira indígena, nação e identidades: Chile no século XIX. Em: Fronteiras: paisagens, personagens, identidades, organização de Horacio Gutiérrez, Márcia Naxara & Maria Aparecida de Souza Lopes. São Paulo: Olho d’Água, 2003, p. 115-132.
  • Horacio Gutiérrez. A estrutura fundiária no Paraná antes da imigração. Estudos de História, Franca, v. 8, n. 2, 2001, p. 209-232.
  • Horacio Gutiérrez. O tráfico de crianças escravas para o Brasil durante o século XVIII. Revista de História, São Paulo, n. 120, 1989, p. 59-72.