Edital de Processo Seletivo de Bolsas 2020 (para pós-graduandos já matriculados no Programa de Pós-Graduação em História Social da USP)

1. Introdução
Conforme decisão da CCP / História Social em 25 de setembro de 2019, segue chamada exclusiva para inscrição no processo classificação para indicação de bolsistas (lista de espera 2020) para os alunos que nunca pleitearam bolsas das cotas do Programa (CAPES/CNPQ). Tal regra de transição visa evitar que os alunos já matriculados em 2019 sejam excluídos da possibilidade de pleitear bolsas, dadas as mudanças do processo de elaboração das futuras listas de espera de bolsistas, que a partir de 2021 serão organizadas a partir do processo seletivo de ingresso na Pós-Graduação em História Social da USP.
Tendo em vista este esclarecimento, o Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo convoca os pós-graduandos já matriculados e que nunca pleitearam bolsas durante seus cursos em vigência no Programa, a se candidatarem, conforme as regras e condições a seguir.

2. Requisitos para inscrições
2.1. Estar regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em História Social da USP, sem estar com sua matrícula trancada por motivos profissionais ou de saúde.
2.2 Nunca ter participado de processo seletivo de bolsas durante seu curso atual (mestrado ou doutorado).

3. Formatação do Projeto
3.1 Extensão de até 20 páginas em espaço 1,5 (Arial 11 ou Times 12),
3.2 Estrutura do Projeto:
● Apresentação do Tema
○ Delimitação do Objeto
○ Justificativa
○ Revisão Bibliográfica
● Objetivos
● Hipóteses e Problemas de Pesquisa
● Fontes Primárias
● Metodologia
● Cronograma de Trabalho
● Bibliografia

4. Envio do projeto
4.1. Enviar os projetos de pesquisa entre 15 de novembro e 15 de dezembro de 2019 (até 23h59, conforme registro oficial da mensagem eletrônica).
4.2. Os projetos devem ser enviados por e-mail, em formatos PDF e Word, para o seguinte endereço: spghisto@usp.br
4.3 Os envios dos projetos devem contar com anuência dos/as orientadores/as (com assinatura na capa ou mensagem de confirmação para o endereço eletrônico acima).
4.4 Todos os projetos enviados fora do prazo, fora do padrão e/ou por vias que não as indicadas neste Edital, estarão automaticamente desclassificados.

5. Disposições sobre avaliação dos projetos e calendário
5.1. Os projetos serão avaliados pela Comissão de Bolsas, mesclando as notas de projetos dos ingressantes e dos alunos em regra de transição em ordem decrescente,
5.2 O resultado final, em forma de lista de espera em ordem decrescente, será divulgado até o dia seis de abril de 2020 (06/04/2020), substituindo automaticamente a lista que estiver em vigência na ocasião.

6. Critérios de desempate
6.1. Caso necessário, outros documentos e circunstâncias serão analisados como critérios de desempates, a saber, na seguinte ordem:
I- Cotistas
II – Avaliação do currículo do aluno, com base no edital.
III – Avaliação do Histórico Escolar, para alunos do Mestrado, e Histórico Escolar e
Histórico do Mestrado, para alunos do Doutorado, considerando-se a Média Ponderada
com Reprovações.
IV - Tempo de Curso na
Pós-Graduação, com prioridade para os alunos matriculados há mais tempo.

 

(a) Comissão de Bolsas / PPGHS / USP

Tags