Matrícula


 

Bem-vindos ao Programa de Pós-Graduação em História Social! 

A matrícula é realizada internamente na secretaria do programa e a secretaria do Serviço de Pós-Graduação com base na documentação enviada durante sua inscrição no Processo Seletivo. Portanto, a matrícula não é presencial.

Matrícula no Programa:

  1. Número USP: Verifique seu número USP, que será sua identidade durante todo período de seu curso. Esse número está disponível [clicando aqui].
  2. Acesso ao Sistema JANUS: A partir de 10/01/2025, você poderá acessar a plataforma JANUS usando o seu Número USP. No menu "Acesso> Primeiro Acesso", você encontrará instruções para definir sua senha. É importante destacar que pode ocorrer algum atraso no processo interno de matrícula no programa. Caso tenha dificuldades para acessar após o dia 13/01/2025, entre em contato com a Secretaria pelo e-mail spghisto@usp.br. 
  3. Ex-Aluno/as da USP: Caso você já tenha sido aluno(a) de graduação ou mestrado na USP, será necessário obter uma nova senha. Para isso, acesse a plataforma Sistema JANUS em "Acesso > Primeiro Acesso" e siga as instruções para renovar sua senha.
  4. Os candidatos que não entregaram os documentos da Graduação ou Mestrado (modelo de declaração na falta do diploma de mestrado) conforme exigido pelo edital (itens 4.6.c, 4.6.d, 4.6.e e 4.6.j) devem enviar os comprovantes até 13 de janeiro de 2025. Os documentos podem ser enviados clicando aqui. Caso haja omissões, a comissão avaliará a situação mediante justificativa, que deverá ser enviada através do formulário eletrônico disponível aqui.

  5. A matrícula no programa só será efetivada após o envio e validação de toda a documentação solicitada. Não será possível realizar a pré-matrícula em disciplina sem a matrícula efetivada.

Matrícula em Disciplina:

A matrícula em disciplinas deve ser realizada pelo próprio aluno(a), conforme as orientações abaixo:

  1. Período de Matrícula: De 13 a 19/01/2024, realize sua matrícula no Sistema JANUS.
  2. Grade de Disciplinas: Consulte a Grade de Disciplinas disponível no site do Programa ou no Sistema JANUS > Disciplinas Oferecidas. Verifique as datas de início de cada disciplina.
  3. Orientação sobre Disciplinas: Caso ainda não tenha conversado com seu(sua) orientador(a), acesse a aba Docentes no site para encontrar o e-mail correspondente. É importante discutir as disciplinas que você pretende cursar no próximo semestre, pois no Programa de Pós-Graduação em História Social, não há disciplinas obrigatórias, sendo a escolha totalmente livre.
  4. Matrícula Semestral: Todos os pós-graduandos devem realizar a matrícula semestralmente, seja em "Matrícula em Disciplina" ou "Matrícula de Acompanhamento". Caso não efetue nenhuma das duas, poderá ser considerado o seu desligamento do curso. Fique atento(a) às datas!

Importante

  1. Criação de E-mail Institucional: Todos os ingressantes devem criar um e-mail institucional da USP. Através deste e-mail, você receberá comunicados da Secretaria, notificações automáticas do Sistema JANUS e terá acesso a recursos como Moodle, E-disciplina, Google Meet e Google Drive. Após a criação, informe seu e-mail institucional à Secretaria pelo e-mail spghisto@usp.br para que seja incluído no cadastro.

  2. Comunicação com a Secretaria: Ao entrar em contato com a Secretaria, sempre envie as seguintes informações:

    • Seu nome completo
    • Seu Número USP
    • O nome do seu(sua) orientador(a)
    • Seu curso (Mestrado ou Doutorado)
      Isso ajudará a agilizar o atendimento porque atendemos dois programas.
  3. Primeiros Passos: Acesse a seção "Primeiros Passos" para obter mais informações sobre o Cartão de Estudante, Cartão BUSP, Passe Escolar e outros recursos importantes.

  4. Para mais detalhes, consulte o "Tutorial para Ingressantes" no site do Programa.