Bem-vindos ao Programa de Pós-Graduação em História Social!
A matrícula é realizada internamente na secretaria do programa e a secretaria do Serviço de Pós-Graduação com base na documentação enviada durante sua inscrição no Processo Seletivo. Portanto, a matrícula não é presencial.
Matrícula no Programa:
- Número USP: Verifique seu número USP, que será sua identidade durante todo período de seu curso. Esse número está disponível [clicando aqui].
- Acesso ao Sistema JANUS: A partir de 10/01/2025, você poderá acessar a plataforma JANUS usando o seu Número USP. No menu "Acesso> Primeiro Acesso", você encontrará instruções para definir sua senha. É importante destacar que pode ocorrer algum atraso no processo interno de matrícula no programa. Caso tenha dificuldades para acessar após o dia 13/01/2025, entre em contato com a Secretaria pelo e-mail spghisto@usp.br.
- Ex-Aluno/as da USP: Caso você já tenha sido aluno(a) de graduação ou mestrado na USP, será necessário obter uma nova senha. Para isso, acesse a plataforma Sistema JANUS em "Acesso > Primeiro Acesso" e siga as instruções para renovar sua senha.
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Os candidatos que não entregaram os documentos da Graduação ou Mestrado (modelo de declaração na falta do diploma de mestrado) conforme exigido pelo edital (itens 4.6.c, 4.6.d, 4.6.e e 4.6.j) devem enviar os comprovantes até 13 de janeiro de 2025. Os documentos podem ser enviados clicando aqui. Caso haja omissões, a comissão avaliará a situação mediante justificativa, que deverá ser enviada através do formulário eletrônico disponível aqui.
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A matrícula no programa só será efetivada após o envio e validação de toda a documentação solicitada. Não será possível realizar a pré-matrícula em disciplina sem a matrícula efetivada.
Matrícula em Disciplina:
A matrícula em disciplinas deve ser realizada pelo próprio aluno(a), conforme as orientações abaixo:
- Período de Matrícula: De 13 a 19/01/2024, realize sua matrícula no Sistema JANUS.
- Grade de Disciplinas: Consulte a Grade de Disciplinas disponível no site do Programa ou no Sistema JANUS > Disciplinas Oferecidas. Verifique as datas de início de cada disciplina.
- Orientação sobre Disciplinas: Caso ainda não tenha conversado com seu(sua) orientador(a), acesse a aba Docentes no site para encontrar o e-mail correspondente. É importante discutir as disciplinas que você pretende cursar no próximo semestre, pois no Programa de Pós-Graduação em História Social, não há disciplinas obrigatórias, sendo a escolha totalmente livre.
- Matrícula Semestral: Todos os pós-graduandos devem realizar a matrícula semestralmente, seja em "Matrícula em Disciplina" ou "Matrícula de Acompanhamento". Caso não efetue nenhuma das duas, poderá ser considerado o seu desligamento do curso. Fique atento(a) às datas!
Importante
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Criação de E-mail Institucional: Todos os ingressantes devem criar um e-mail institucional da USP. Através deste e-mail, você receberá comunicados da Secretaria, notificações automáticas do Sistema JANUS e terá acesso a recursos como Moodle, E-disciplina, Google Meet e Google Drive. Após a criação, informe seu e-mail institucional à Secretaria pelo e-mail spghisto@usp.br para que seja incluído no cadastro.
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Comunicação com a Secretaria: Ao entrar em contato com a Secretaria, sempre envie as seguintes informações:
- Seu nome completo
- Seu Número USP
- O nome do seu(sua) orientador(a)
- Seu curso (Mestrado ou Doutorado)
Isso ajudará a agilizar o atendimento porque atendemos dois programas.
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Primeiros Passos: Acesse a seção "Primeiros Passos" para obter mais informações sobre o Cartão de Estudante, Cartão BUSP, Passe Escolar e outros recursos importantes.
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Para mais detalhes, consulte o "Tutorial para Ingressantes" no site do Programa.