Inscrição no Exame de Qualificação

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Inscrição no Exame de Qualificação

Instruções

  Resol. Nr. 6824 (06/2014-03/2017) Resol. Nr. 7319 (03/2017-08/2023) Resol. N. 8476 (08/2023-atual)

Exame

de

Qualificação

Mestrado

Inscrição: 19 meses
Realização: 60 dias

Caso haja reprovação: Inscrição: 60 dias
Realização: 30 dias

Inscrição: 19 meses
Realização: 60 dias

Cao haja reprovação: Inscrição: 60 dias
Realização: 30 dias

Inscrição: 18 meses
Realização: 90 dias (24 créditos em disciplinas)

Cao haja reprovação: Inscrição: 60 dias
Realização: 60 dias

Doutorado

Inscrição: 28 meses
Realização: 60 dias 

Caso haja reprovação: 
Inscrição: 60 dias
Realização: 30 dias

Inscrição: 28 meses
Realização: 60 dias

Caso haja reprovação: 
Inscrição: 60 dias Realização:30 dias

Inscrição: 28 meses 
Realização: 90 dias (16 créditos em disciplinas)

Cao haja reprovação: Inscrição: 60 dias
Realização: 60 dias

D.Direto

Inscrição: 32 meses Realização: 60 dias

Caso haja reprovação: 
Inscrição: 60 dias
Realização: 30 dias

Inscrição: 32 meses Realização: 60 dias

Caso haja reprovação:  
Inscrição: 60 dias Realização: 30 dias

Inscrição: 32 meses 
Realização: 90 dias (16 créditos em disciplinas)

Cao haja reprovação: Inscrição: 60 dias
Realização: 60 dias

Mudança de Nível ME para o DD A partir da aprovação no Exame de Qualificação do ME e por manifestação escrita da Comissão Examinadora A partir da aprovação no Exame de Qualificação do ME e por manifestação escrita da Comissão Examinadora A partir da aprovação no Exame de Qualificação do ME e por manifestação escrita da Comissão Examinadora (em 30 dias deve apresentar a anuência 
  • Após o preenchimento do formulário no site da PPGHS a convocação é enviada automaticamente aos membros da banca, com a data e o horário informados no formulário;
  • A inscrição no exame de qualificação só será aceita com a devida anuência do orientador. Informamos que o mesmo receberá cópia da solicitação de inscrição no e-mail fornecido;
  • Professores externos que nunca tenham participado de bancas de defesas ou de bancas de exames de qualificação na USP deverão preencher o formulário “Cadastro para Docente Externo”. (Versão em Português  Versão em Inglês  Versão em Francês Versão em Espanhol);

  • Para o correto preenchimento do formulário, utilize, preferencialmente, os navegadores Mozilla Firefox, Google Chrome ou Safari.
  • Não será possível a emissão de ata com mais de três membros, pois o sistema janus não permite. 

Realização do exame

  • O exame de qualificação pode ocorrer presencialmente ou de forma on-line. A responsabilidade primária para a criação e envio da sala é do(a) orientador(a), podendo este transferí-la ao orientando. Excepcionalmente, para que o exame ocorra com a participação remota de todos os membros, é obrigatório, após a inscrição, a apresentação de uma justificativa através do envio imediato deste formulário.

Tendo em vista a alteração dos artigos 72 e 91 do Regimento de Pós-Graduação, pela Resolução 8359 de 16/12/2022, publicada no DOE de 17/12/2022, a CCP e a CPG poderão autorizar, em casos excepcionais, mediante apresentação de justificativa pelo(a) aluno(a) com a concordância do(a) orientador(a), a realização totalmente remota dos exames de qualificação e das defesas das dissertações e teses. A partir desta data as Circulares CoPGr 34 e 35, ambas de 29/06/2022, deixam de ter validade.

  • A plataforma recomendada para os exames híbridos é o Google Meet. Nessa plataforma é possível a gravação da sessão, embora seja proibida a gravação das deliberações finais da banca, uma vez que o Artigo 92 do Regimento de Pós-Graduação determina: "Imediatamente após o encerramento da qualificação, cada examinador expressará seu julgamento em sessão secreta, considerando o candidato aprovado ou reprovado”; 
  • Sugerimos que o docente seja o responsável pela abertura da sala, pois ele poderá ter o controle das atividades desenvolvidas;
  • A sessão deve ser realizada de acordo com os padrões normais;
  • No dia do exame, a secretaria de pós-graduação disponibilizará toda a documentação necessária aos membros presentes na qualificação. A ata final deverá ser lavrada logo após a o evento e também entregue à secretaria. O(a) orientador(a) poderá assinar pelos demais componentes da banca se houverem convidados em formato remoto.