Paulo César Garcez Marins

Historiador, com bacharelado em História pela FFLCH/USP (1991), licenciatura em História FE/USP (1995), especialista em Conservação de Bens Culturais Móveis pela UFRJ (1993), doutorado em História Social pela FFLCH/USP (1999) e livre-docência pelo MP/USP (2021). Professor Associado MS5-1 do Museu Paulista da USP, docente dos Programa de Pós- graduação em História Social / FFLCH, em Arquitetura e Urbanismo FAU / USP e em Museologia / USP. Exerce atualmente a função de Diretor do Museu Paulista da USP (gestão 2024-2028). Pesquisador principal no Projeto Temático "Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento", financiado pela FAPESP (2017-2023). Foi Editor de Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material (2005-2023), Chefe da Divisão Técnico-Científica de Acervo e Curadoria do Museu Paulista da USP (2012-2016, 2020-2024), Diretor da Divisão de Difusão Cultural do Museu Paulista da USP (2009-2011), Presidente da Comissão de Pesquisa do Museu Paulista da USP (2010-2014, 2016-2024), Vice- Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Museologia da USP (2014-2016, 2018-2020) e Vice-Diretor do Centro de Preservação Cultural da USP (2006-2009). Conselheiro do Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) entre 2013 e 2015. É membro do International Council of Museums (ICOM-BR), do International Committee for University Museums and Collections (UMAC/ICOM-BR) e do Internacional Council of Monuments and Sites (ICOMOS-BR).

E-MAIL
pcgm@usp.br
LINHA DE PESQUISA:
• Cultura Material e Visual, Historiografia e Documentação
PROJETO DE PESQUISA:

Políticas de preservação do patrimônio cultural; Historicidade dos processos de formação de coleções e de constituição de museus

LIVROS:
BORREGO, Maria Aparecida de Menezes; MARINS, Paulo César Garcez (Orgs.). Sentar, dormir,
guardar: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo. São Paulo: Museu Paulista da
Universidade de São Paulo / FAAMP, 2024.
MARINS, Paulo César Garcez (Org.). Museu do Ipiranga – USP. São Paulo: Instituto J. Safra,
2022.
MARINS, Paulo César Garcez (Org.). Uma história do Brasil. São Paulo: Museu Paulista da USP /
Edusp, 2022.
MARINS, Paulo César Garcez (Org.). Passados imaginados. São Paulo: Museu Paulista da USP /
Edusp, 2022.
BORREGO, Maria Aparecida de Menezes; MARINS, Paulo César Garcez (Orgs.). Memórias da Independência. São Paulo: Museu Paulista da USP / Edusp, 2022.
MARINS, Paulo César Garcez. Mobiliário: Coleção Santander Brasil. São Paulo: Santander Brasil/ Catavento, 2021.
ARTIGOS:

MARINS, Paulo César Garcez. Muxarabis para a metrópole: imaginando passados nos postais de José Wasth Rodrigues para o IV Centenário de São Paulo. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 33, p. 1-47, 2025. http://dx.doi.org/10.11606/1982-02672025v33e3.SCHPUN, Monica Raisa;
MARINS, Paulo César Garcez. Musées au Brésil: impasses du passé, défis pour l’avenir. Brésil(s) - Sciences Humaines et Sociales, Paris, v.22, p. 1-11, 2022. http://dx.doi.org/10.4000/bresils.12977.
CARVALHO, Vânia Carneiro de; MARINS, Paulo César Garcez; LIMA, Solange Ferraz de. Curadoria em museus de história. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 29, p. 1-24, 2021. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02672021v29e40
MARINS, Paulo César Garcez. Uma personagem por sua roupa: o gibão como representação do bandeirante paulista. Tempo, Niterói, v. 26, p. 404-429, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/tem-1980-542x2020v260207.
MARINS, Paulo César Garcez. Novos patrimônios, um novo Brasil? Um balanço das políticas patrimoniais federais após a década de 1980. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 29, p. 9-28, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21862016000100002.

CAPÍTULOS DE LIVROS:

MARINS, Paulo César Garcez. O lugar do patrimônio industrial na política federal de preservação brasileira. In: GAGLIARDI, Clarissa M.R.; CARVALHO, Monica de. (Org.). Desindustrialização e refuncionalização do patrimônio industrial: debate sobre experiências locais e internacionais. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2024, p. 89-96.

BORREGO, Maria Aparecida de Menezes; MARINS, Paulo César Garcez. A formação da coleção de mobiliário no Museu Paulista. In: BORREGO, Maria Aparecida de Menezes; MARINS, Paulo César Garcez. (Org.). Sentar, dormir, guardar: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em Diálogo. São Paulo: Museu Paulista da Universidade de São Paulo / FAAMP, 2024, p. 18-31.

MARINS, Paulo César Garcez. Retratos. In: BRASIL, Érico Vital. (Org.). Fundação Maria Luisa e Oscar Americano: 50 anos. São Paulo: Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, 2024, p. 164-173.

MARINS, Paulo César Garcez. Memórias da Independência: um projeto expositivo para discutir o Bicentenário. In: COSTA, Wilma Peres; CRAVO, Télio. (Org.). Independência: memória e historiografia. São Paulo: Edições SESC / BBM/USP, 2023, p. 191-200.

MARINS, Paulo César Garcez. Theatro Municipal de São Paulo: um difícil lugar de memória da Semana de 22. In: MORAES, Marcos Antonio de. (Org.). Semana de vinte e dois - olhares críticos. São Paulo: Publicações BBM/USP; Edições SESC, 2022, p. 105-126.

MARINS, Paulo César Garcez. Entre resistências: dilemas e desafios para a democratização das práticas patrimoniais no Brasil contemporâneo. In: NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. (Org.). Patrimônio, resistência e direitos: histórias entre trajetórias e perspectivas em rede. Vitória: Milfontes, 2022, p. 27-41.

MARINS, Paulo César Garcez. Os jardins do Museu. In: LIMA, Solange Ferraz de. (Org.). Para conhecer o Museu. São Paulo: Museu Paulista da USP / Edusp, 2022, p. 50-61.

MARINS, Paulo César Garcez. A Exposição do Centenário da Independência de 1922 no Rio de Janeiro. In: BORREGO, Maria Aparecida Menezes; MARINS, Paulo César Garcez. (Org.). Memórias da Independência. São Paulo: Museu Paulista da USP / Edusp, 2022, p. 125-131.

MARINS, Paulo César Garcez. A Avenida Paulista da belle époque: elites em disputa. In: GORELIK, Adrián; PEIXOTO, Fernanda. (Org.). Cidades sul-americanas como arenas culturais. São Paulo: SESC São Paulo, 2019, p. 51-66.