Classificação a partir do Edital Interno de Processo Seletivo para Bolsas do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP de 2021
Em discussão aprovada pela Comissão de Pós-Graduação do Programa de História Social em reunião de 12/08/2021 ficou definido que a atual lista de espera tem vigência até a finalização do próximo edital interno de bolsas, quando a atual lista deixará de ter vigência.
O Programa de Pós-Graduação em História Social divulga a classificação dos candidatos a bolsas de Mestrado CAPES/CNPQ, válida a partir de 28/10/2021. A nota final resulta da média simples das notas da prova metodológica e do projeto de pesquisa obtidos no ingresso de 2021.
Aos ingressantes na modalidade cotas foram acrescidos 0,5 (meio) ponto na nota final, conforme decisão da reunião da Comissão Coordenadora de Pós-graduação/CCP, de 12 de agosto de 2021.
Os classificados com direito a bolsa devem ter nota final igual ou superior a 7,0 (sete).
Os critérios de desempate foram os seguintes:
I – Ingresso no Programa pela modalidade Cotas;
II – A média ponderada do histórico escolar de graduação para alunos de mestrado, e o conceito do histórico do mestrado para alunos do
doutorado, além da ausência de reprovações para ambos os casos;
III – Atualização do CV Lattes.
Esclarecimento
De acordo com novo direcionamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as bolsas do antigo sistema de cotas dos programas de pós-graduação estão passando por realinhamento para um novo sistema de concessão, por meio de editais baseados na apresentação de projetos de pesquisas de docentes dos programas (Chamadas CNPq de Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: bolsas de mestrado e doutorado).
Sendo assim, esclarecemos que as bolsas implementadas pelo PPGHS antes de janeiro de 2021, e que forem finalizadas, na medida em que cumprirem seus prazos regulamentares, não estão sendo repostas pelo CNPq, como acontecia anteriormente. Novas bolsas desta agência são concedidas pelo CNPq apenas mediante a abertura de chamadas anuais, de acordo com o novo sistema de concessão e, em casos excepcionais de desistência de bolsas novas já concedidas.
Lista de Espera de doutorado |
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Classificação
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Nome do Aluno | Nota | Orientador | Título do Projeto | Status |
1 | Felipe Schulz Praia | 9,3 | Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron | “Indio libre” e “indio vago”: tutela, liberdade e estratégias políticas indígenas no Rio da Prata (1820-1876) | CAPES |
2 | Raíssa Alonso | 9,1 | Maria Luiza Tucci Carneiro | A "Outra Alemanha" no Brasil e nos Estados Unidos: os intelectuais no exílio e o combate ao nazismo (1933-1959) | CAPES |
3 | Vinícius da Cunha Bisterço | 8,9 | Júlio Cesar Pimentel Pinto Filho | O cinema de Hector Babenco e a representação da marginalidade social durante a ditadura civil-militar brasileira (1977-1980) | CAPES |
4 | Caroline Passarini Sousa | 8,8 | Maria Helena Pereira Toledo Machado | As representações sobre a mulher negra escravizada no Brasil oitocentista: escravidão, gênero e abolição | CAPES |
5 | Pedro Ramos de Toledo | 8,7 | Luiz Bernardo Murtinho Pericás | “Tão raro quanto corvos brancos.” Uma História do conceito de “Cultura Proletária” nas páginas da imprensa bolchevique (1911-1922) | |
6 | Rubem Rabello Maciel de Barros | 8,7 | José Geraldo Vinci de Moraes | O enigma da Martins, a editora que sumiu no tempo | |
7 | Gustavo Maciel Sousa | 8,6 | Heloisa Maria Silveira Barbuy | O Negócio das orquídeas: horticultura de luxo, comércio de flores, e a dispersão da flora brasileira na Europa. 1810-1914 | |
8 | Jaqueline Martinho dos Santos | 8,5 | Elias Thomé Saliba | Brancos e negros na imprensa popular paulista (1945-1985) | |
9 | Bruno Tavares Magalhães Macedo | 8,3 | Elizabeth Cancelli | Obsoleto contemporâneo. O CD e a história social da MPB | |
10 | Fabio Melo Minervini | 8,1 | Nanci Leonzo | Imigração, mediação e conflito: a atuação da agência de instrodução de imigrantes italianos de Angelo Fiorita no Rio de Janeiro (1888-1901) | |
11 | Matan Ankava | 8,0 | Elizabeth Cancelli | (In)formando a metrópole: rádio e transformações urbanas em São Paulo, 1932-1964 | |
12 | Ademir Schetini Júnior | 7,9 | Daniel Strum | Redes sefarditas e centros de rejudaização: cristãos-novos entre a Bahia e a diáspora europeia no século XVIII | |
13 | Victor Sciré Queiroz | 7,9 | Marcos Antonio da Silva | O soldado de uma guerra sem fim: Punisher e os combates para a proteção da América | |
14 | Paula de Castro Broda | 7,8 | Mary Anne Junqueira | Make Mine Freedom: animação e propaganda nos Estados Unidos durante a Guerra Fria (1947-1962) | |
15 | Fernanda Affonso de André Jaber | 7,7 | Elizabeth Cancelli | Assim falam os publicistas: a atuação das agências de publicidade brasileiras controladas pelas empresas de Hollywood entre 1947 e 1964 | |
16 | Vinícius Augusto Andrade de Assis | 7,6 | Carlos de Almeida Prado Bacellar | Fazer-se elite em São Paulo colonial: familia, hierarquia e sociedade (séculos XVIII-XIX) | |
17 | Laíza Santana Oliveira | 7,2 | Vânia Carneiro de Carvalho | Cultura em tela, sujeitos em cena: a materialidade do universo digital e construção das masculinidades no funk paulista (1989-2017) | |
18 | Luis Pedro Dragão Jeronimo | 7,0 | Maria Aparecida de Menezes Borrego | Urbanização e cotidiano: subsídios para uma história de São João da Boa Vista entre os anos de 1890 e 1920. | |
19 | Romário Ney Rodrigues de Souza | 7,0 | Sara Albieri | A crítica à filosofia marxista da história: um estudo comparativo em Karl Popper e Raymond Aron |