​​​​​​​​​​​​• Edital Extraordinário para Bolsas de Doutorado 2021

​​​​​​​Edital específico de chamada para bolsa de DOUTORADO do Programa de Pós-Graduação em História Social​​​​​​

Departamento de História – FFLCH – USP

Conforme decisão da Comissão de Coordenação de Pós-Graduação de História Social em 09 de março de 2021, será aberta chamada extra para formação de lista de espera de candidatos a bolsa de doutorado do programa (cotas Capes e CNPq). A lista terá vigência exclusivamente entre os meses de março e agosto de 2021, quando será extinta. A chamada é destinada apenas a alunos que tenham ingressado no doutorado, ou em doutorado direto, nos anos de 2020 e 2019.

1. Requisitos para inscrições

1. Estar regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em História Social da USP (não poderão concorrer alunos com trancamento de matrícula por qualquer motivo);
  2. Ter ingressado no PPGHS nos anos de 2020 e 2019.

3. Formatação do Projeto

1. Extensão de até 22 páginas em espaço 1,5 (Arial 11 ou Times 12),
    2. Estrutura do Projeto
      1. Capa com Nome do doutorando, Ano de Ingresso, Título do Projeto e Nome do Orientador;
      2. Apresentação do Tema;
      3. Delimitação do Objeto;
      4. Justificativa;
      5. Revisão Bibliográfica;
      6. Objetivos, Hipóteses, Problemas de Pesquisa e Fase atual da Pesquisa;
      7. Metodologia, Fontes, Cronograma de Trabalho e Bibliografia;
      8. Anexo 1: histórico escolar do doutorado.

4. Envio do projeto em formato PDF:

1. Enviar o projeto de pesquisa entre os dias 18 e 19 de março de 2021, até às 23h59 do último dia, conforme registro oficial da mensagem eletrônica, para o seguinte endereço eletrônico: <ppg.hsocial@usp.br>;
  2. O envio dos projetos deve conter anuência do/a orientador/a (assinatura na capa e/ou mensagem de confirmação para o endereço eletrônico acima indicado);
  3. Projetos enviados fora de prazo, fora de padrão e/ou por vias que não as indicadas neste Edital estarão automaticamente desclassificados.

5. Avaliação dos projetos e calendário

1. Os projetos serão avaliados pela Comissão de Bolsas do PPGHS;
  2. Os classificados com direito a bolsa devem ter nota final igual ou superior a 7,0 (sete).
  3. O resultado, em forma de lista de espera em ordem decrescente, será divulgado até o dia 01 de abril de 2021.

6. Critérios de desempate

1. Caso necessário, outros documentos e circunstâncias serão analisados como critérios de desempates, a saber, na seguinte ordem:
    1. Cotistas;
    2. Avaliação do Histórico Escolar;
    3. Avaliação do Relatório Discente 2021/2020, já entregue no devido prazo.

Comissão de Bolsas / PPGHS / USP

11 de março de 2021