DÚVIDAS FREQUENTES

Processo Seletivo 20/21

1. Fui aprovado(a) na prova metodológica de um dos dois processos seletivos anteriores. Posso solicitar aproveitamento da prova para o Processo Seletivo de 2021?
R. De acordo com o novo Edital, não será possível aproveitar o resultado de provas anteriores no atual processo seletivo. Lembramos que os editais dizem respeito ao aproveitamento de provas realizadas nos anos anteriores ao processo e não a processos seletivos futuros.

2. Fui aprovado(a) em prova de proficiência do Centro Interdepartamental de Línguas. Posso solicitar aproveitamento da prova para o Processo Seletivo 2021?
R. De acordo com o novo Edital, só podem ser aproveitados os resultados das provas de proficiência do Centro Interdepartamental de Línguas dos dois últimos processos seletivos, ou seja, das provas realizadas nos anos de 2018 e 2019.

3. O Centro Interdepartamental de Línguas já aplicou algumas provas de proficiência e a língua estrangeira que escolhi já foi realizada, terei outra oportunidade?
R. O Centro Interdepartamental de Línguas é um órgão independente e a abertura de novos editais é responsabilidade exclusiva deles. Sendo assim, indicamos a todos que fiquem atentos ao site do Centro de Línguas (http://clinguas.fflch.usp.br/proficiencia-0) para acesso às informações sobre editais abertos e/ou futuros. Somente os resultados serão informados pelo Programa, sendo que a nota de corte é definida no Edital 2021.

4. Realizei a prova de proficiência nos últimos dois anos no Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH referente ao edital de outro programa (FAU, IB, ECA, FEA...). A prova é válida para História Social?
​​​​​​​R. Não é válida. A prova de proficiência aplicada pelo CL/FFLCH para o Programa é específica e só tem validade para ingresso no curso de História Social.

5. Haverá alguma alteração no edital do processo seletivo, considerando a data proposta para a prova de proficiência em espanhol, ofertada pelo Centro Departamental de Línguas?
R. A data da prova de ingresso do Programa não será alterada. O resultado da prova de proficiência em espanhol sairá a tempo de ser concluída a etapa eliminatória do processo de seleção.

6. Ainda não tenho em mãos a cópia do Diploma de Graduação, como posso comprovar que estarei apto a concorrer à vaga na pós-graduação?
R. O(a) candidato(a) que não tiver concluído curso superior no ato da inscrição  deverá entregar, junto com a inscrição, o "Termo de Compromisso" pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até o último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar da Unidade. O descumprimento desse compromisso acarretará no indeferimento da matrícula.

7. Ainda não concluí meu mestrado, como posso comprovar que estarei apto a concorrer à vaga de doutorado?
R. O(a) candidato(a) que for mestrando no ato da inscrição deverá entregar o “Termo de Compromisso”, pelo qual se compromete a defender o mestrado até o último dia reservado à matrícula de ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar da Unidade. 

8. Como saber se meu projeto se adequa às linhas de pesquisa existentes no Programa?
R. A adequação do projeto de pesquisa ao Programa será item de análise dos pareceristas dos projetos. Sendo assim, o aluno deve eleger o orientador desejado, apenas como uma indicação para a Comissão de ingresso, que após análise indicará um(a) orientador(a) ao candidato(a).

9. Ao final do Edital, no tópico referente ao formato do projeto de pesquisa, está especificado um campo intitulado "Assinatura da/o docente". De qual docente eu preciso a assinatura em meu projeto?
R. Não é preciso assinatura do docente, esse documento é para a segunda etapa do processo seletivo. Depois da aprovação na prova escrita e na avaliação dos projetos, os docentes serão consultados pela CCP e deverão assinar se concordam com a indicação do candidato(a). 

10. Quando é o ingresso?
R. A matrícula acontece em meados de julho para o ingresso no 2o semestre de 2021.

11. Realizei a graduação em outra área (Direito, Psicologia, Administração, etc.), mesmo assim é possível realizar o processo seletivo em História?
R. Sim, é possível participar.

12. Meu curso de graduação tecnológica tem validade no Programa?
R. Sim, o diploma de "graduação tecnológica" tem validade em nossa Faculdade.

13. Onde tenho acesso à bibliografia da Prova Escrita?
R.  Basta que acessar o link a seguir: https://drive.google.com/drive/folders/1UHYTcPk8H3fE0M6j08eCBAR4MbBLMi5E?usp=sharing