Estrutura Curricular

O Programa de Pós-Graduação em História Social segue as diretrizes de formação postas pela FFLCH - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas em todos os seus Programas. Em 2015, o Programa ofertou 39 disciplinas em diversas áreas do conhecimento histórico, com notável pluralidade de abordagens temáticas, temporais e teórico-metodológicas.

Para a conclusão do curso de Mestrado são exigidos, no mínimo, 24 créditos em disciplinas e 72 créditos referentes à produção da Dissertação.

Para a conclusão do curso de Doutorado com título de Mestre serão exigidos, no mínimo, 16 créditos em disciplinas e 160 créditos referentes à produção da Tese.

Para a conclusão do curso de Doutorado direto serão exigidos, no mínimo, 32 créditos em disciplinas e 160 créditos referentes à tese.

Deve-se ressaltar que a orientação da Universidade de São Paulo para a Pós-Graduação é que haja ênfase na pesquisa. Desse  modo, o tempo de formação do pesquisador deve  estar voltado para o desenvolvimento da pesquisa com acompanhamento constante do professor orientador. As disciplinas da maioria dos Programas da FFLCH da USP são eletivas, sem núcleo mínimo de disciplinas obrigatórias a serem cursadas. A exigência é de um número mínimo de créditos em disciplinas, sendo dois terços deles cursados dentre aquelas disciplinas oferecidas pelos Programas da FFLCH. As matriculas em disciplinas devem ser aprovadas pelo professor ministrante e pelo orientador. O último  deve indicar as  mais adequadas ao aluno.