Nota sobre o prazo de Validade da Prova Metodológica

NOTA DA COORDENAÇÃO SOBRE O PRAZO DE VALIDADE DA PROVA METODOLÓGICA

 
Prezados candidatos ao processo seletivo do Programa de História Social, 
Tendo em vista as constantes dúvidas sobre a validade futura da Prova Metodológica, esclarecemos o seguinte: 
1) A validação das provas passadas, bem como seu período de validade, depende do Edital em curso, válido apenas para um determinado ano letivo. Ou seja, nossos editais de Seleção não validam as Provas "para o futuro", e sim em relação ao passado, às provas já realizadas. 
2) Embora tenha sido, tradicionalmente, nossa prática, não há garantia de que o próximo Edital de Seleção (2021) valide as provas realizadas neste ano. Isto dependerá de decisões futuras da CCP (Colegiado do Programa). Em outras palavras, esta validação não é automática. Estas decisões obedecem demandas conjunturais da área e do Programa, bem como respondem a políticas acadêmicas específicas (como as cotas étnico-raciais no caso do Edital em curso), e podem sofrer mudanças constantes, sempre respeitadas as normas vigentes na USP.   
3) Os candidatos que fizerem a prova apenas para cumprir esta etapa da seleção, visando ingressos futuros, devem ter ciência de que sua prova poderá não ser validada em futuros Editais, pelos motivos informados acima. 
4) Até o momento, a CCP não deliberou formalmente sobre este tema. Se houver qualquer decisão em relação ao prazo de validade e aproveitamento futuro das Provas constantes do Processo Seletivo, informaremos pela página do Programa. 
 
Atenciosamente, 
 
Coordenação - Programa de História Social 
Universidade de São Paulo