Boas Vindas e Tutoriais para Ingressantes

Seja bem vindo ao programa de excelência (segundo a avaliação da CAPES) de nosso Departamento de História (FFLCH/USP).

Vamos agora dar algumas dicas e recomendações para o pleno convívio e otimização da utilização dos recursos que estarão disponibilizados a você, visando a sua evolução acadêmica e a conclusão de seu trabalho de pesquisa:

  1. Janus, site do programa de História Social e e-mail institucional

Em sua vida como pós-graduanda/o, boa parte das questões burocráticas (como matrícula, emissão de documentos, solicitação de cartões) podem ou devem ser resolvidas pelo Janus, o sistema eletrônico da USP referente à Pós-Graduação (https://uspdigital.usp.br/janus/comum/entrada.jsf). A senha para acessá-lo é a mesma do e-mail USP e dos demais sistemas (https://uspdigital.usp.br/wsusuario/), enquanto o login é o seu número USP (que será entregue no ato da matrícula).

Outra ferramenta eletrônica fundamental é o site da História Social (http://ppghs.fflch.usp.br/). Além das informações sobre docentes, eventos e editais do Programa, é através do site (e, em muitos casos, apenas através dele) que você deverá submeter certas solicitações online, como pedidos de prorrogação de prazo, trancamento de matrícula e transferência de orientador(a).

Você também poderá encontrar no site os links para o Regulamento do Programa de História Social e o Regimento de Pós-Graduação da USP. Todos os trâmites burocráticos referentes ao seu período na pós, como prazos e obrigações, são regulamentados por essas normas. Não deixe de acessá-las em caso de dúvidas.

Para manter-se informado sobre editais de bolsa, abertura de disciplinas, eventos e obrigações discentes, fique atento ao seu e-mail institucional (@usp.br ou o e-mail cadastrado pela Secretaria de Pós-Graduação). É por meio dele que a Coordenação, a Secretaria e o próprio Janus (com mensagens automáticas sobre os prazos) entram em contato com você. Para criar seu e-mail USP, acesse a página da STI e siga as instruções.

  1. Matrículas nas disciplinas e número de créditos

A primeira matrícula no Programa é feita pela Comissão de Pós-Graduação, logo após a confirmação de seu ingresso. Para cursar uma disciplina já neste semestre, cada pós-graduanda/o deverá se inscrever por conta própria, utilizando para tal o sistema Janus. Nele, você encontrará a lista com as disciplinas disponíveis de cada programa. No início dos semestres subsequentes, o mesmo procedimento (via Janus) deverá ser feito.

Fique atento à quantidade de créditos necessários à inscrição no Exame de Qualificação. A inscrição deverá ocorrer no máximo até a metade do prazo total de depósito. Por isso, organize com atenção o número de créditos que você ainda precisa cumprir e quantos semestres terá até à Qualificação, pois a não inscrição dentro do prazo poderá acarretar em seu desligamento do programa.

Mestrado = 19 meses 24 créditos (podendo ter no máximo 8 créditos especiais)
Doutorado = 28 meses 16 créditos (podendo ter no máximo 8 créditos especiais)
Doutorado Direto = 32 meses 32 créditos (podendo ter no máximo 8 créditos especiais)

Ao contrário dos créditos de Graduação, todas as disciplinas cursadas fora do nosso Programa podem ser aproveitadas. Não deixe de olhar a grade de oferecimento de outros programas da FFLCH (como a História Econômica, Literatura Brasileira, Geografia Humana, Filosofia, etc.). Disciplinas de quatro horas e doze aulas usualmente contam 8 créditos. No decorrer de um semestre, disciplinas de curta duração (de 2 créditos) ministradas por professores visitantes poderão ser oferecidas, sendo divulgadas em nosso e-mail institucional. Para tais cursos, a matrícula deverá ser feita por e-mail encaminhado à Secretaria de Pós-Graduação.

Após cursar todos os créditos necessários, você ainda assim precisará realizar a cada semestre uma nova matrícula, chamada matrícula de acompanhamento (também pelo Janus).

Aquelas/es que cursaram disciplinas no programa como aluna/o especial poderão requisitar pelo site do Programa (na aba “Solicitações On-line”) o aproveitamento dos créditos obtidos. Além disso, caso tenha publicado livro autoral completo, artigos científicos (A, B1 e B2) ou apresentado trabalhos com publicação de resumo ou texto completo em anais, você poderá pedir até 8 créditos especiais via Comissão Coordenadora do Programa (CCP). Para maiores informações, veja o art. XVII do novo Regulamento do Programa de História Social (http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copgr-7319-de-15-de-marco-...).

  1. Pedido de bolsa

O Programa de História Social possui uma cota de bolsas da CAPES e do CNPq nas modalidades Mestrado e Doutorado. Para concorrer a elas, as/os alunas/os deverão se inscrever, com o aval do/a orientador(a), no Edital de Bolsas, aberto usualmente no começo do ano (Edital e Inscrição disponíveis no site do programa, na aba “Bolsas & Prêmios”). Ao fim do processo, é constituída uma lista de espera, cujas/os discentes são chamadas/os à medida em que as/os bolsistas defendem seus trabalhos. Você poderá acompanhar o andamento da lista de espera e o tempo de defesa das/os bolsistas também pelo site. Para se inscrever no processo, as/os postulantes deverão apresentar um projeto de pesquisa, prestando bastante atenção ao modelo exigido pelo Edital.

Além das bolsas CAPES e CNPq, é possível submeter um pedido de bolsa junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). O modelo de projeto é ligeiramente diferente do modelo do programa. A FAPESP recebe propostas em fluxo contínuo (isto é, em qualquer período do ano) por meio da plataforma SAGE (http://www.fapesp.br/sage/). Fique atento aos prazos de avaliação da proposta e às exigências de documentação. Os valores abaixo referem-se ao mês de janeiro de 2018.

CAPES/CNPq Valores
Mestrado (2 anos) R$ 1.500,00  
Doutorado (4 anos) R$ 2.200,00  
     
FAPESP    
Mestrado (2 anos) M1: R$ 1.988,10 M2: R$ 2.110,20
Doutorado (4 anos) D1: R$ 2.929,80 D2: R$ 3.626,10
  1. Qualificação: inscrição e exame

Após o cumprimento de todos os créditos necessários, você deverá se inscrever no exame de qualificação. A data limite para a inscrição aparecerá na sua Ficha do Aluno, disponível no Janus (aba “Aluno Regular”). O pedido deverá ser feito via site do programa (“Solicitações On-line”) pelo próprio aluno. Ao realizar a inscrição, um e-mail automático é enviado ao orientador(a), que deverá confirmar o pedido.

Ao realizar a inscrição on-line, você deverá indicar os nomes das/os integrantes da banca, já previamente acordados com o seu orientador(a). A entrega do Relatório, entretanto, é de sua inteira responsabilidade. O prazo e o suporte de envio são definidos diretamente entre os membros da banca e o seu orientador(a). Caso um(a) dos/as arguidores/as não seja de São Paulo, o Exame poderá ser feito por Skype ou vídeo conferência. O CAPH (Centro de Apoio à Pesquisa em História) possui uma sala com aparelhagem específica para isso, devendo sua disponibilidade ser consultada com antecedência na Secretaria.

O Relatório de Qualificação deverá conter:

  • Folha de rosto;
  • Ficha do aluno / Histórico Escolar;
  • Apresentação geral e Plano de Redação detalhado;
  • Para o Mestrado, a versão preliminar de um capítulo;
  • para o Doutorado e Doutorado Direito, dois capítulos;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Relatório discente anual (cópias);
  • Memorial de disciplinas (anexo);
  • Resumo do Projeto de Pesquisa (anexo obrigatório);
  • Anexos opcionais (trabalhos apresentados, projeto de pesquisa integral).

Após a realização da inscrição, o Exame deverá ser feito em até 60 dias.

O manual de "Boas vindas" é de responsabilidade da representação discente e foi aprovado pela Coordenação do Programa