FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES

COMO POSSO INGRESSAR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL?

O ingresso no PPGHS/USP é por seleção pública, regulamentada por Edital do Processo Seletivo anual próprio que apresenta todas as etapas de avaliação, critérios, restrições e documentos obrigatórios. O Edital, normalmente, é publicado entre maio e junho no Diário Oficial do Estado e na página web do Programa: http://ppghs.fflch.usp.br/

 

NÃO SOU ALUNO, MAS QUERO CURSAR ALGUMA DISCIPLINA OFERTADA PELO PROGRAMA. O QUE DEVO FAZER?

Na modalidade “aluno especial”, o interessado poderá se inscrever, mediante pagamento de taxa, em qualquer disciplina de pós-graduação com vagas para este tipo de aluno.

 

HÁ SELEÇÃO POR COTAS ÉTNICO-RACIAIS NO PROGRAMA?

Sim. Desde 2020, o Programa aderiu ao modelo de cotas étnico-raciais para negros, cujo percentual e regulamentação é informado no Edital do Processo Seletivo anual. Atualmente, o colegiado coordenador do Programa está estudando implementar outros tipos de cotas, mas ainda não há definição sobre o assunto.

 

TENHO QUE PAGAR ALGUM VALOR PARA ESTUDAR NO PPGHS?

Não. O candidato irá pagar apenas a taxa de inscrição, mediante boleto gerado no ato de inscrição.  

 

TENHO QUE TER UM CONTATO PRÉVIO COM ALGUM DOCENTE PARA INGRESSAR NO PROGRAMA? 

Não. A seleção é pública e conduzida por uma Comissão de Seleção. Entretanto, desde que fora do período seletivo, não há nenhum óbice para que os candidatos procurem os docentes para conversar sobre suas ideias de pesquisa e poderem decidir sobre quais os melhores orientadores futuros para o seu projeto.

 

SOU ESTRANGEIRO, COMO DEVO FAZER PARA INGRESSAR NO PROGRAMA DE HISTÓRIA SOCIAL?

Na página web do Programa o candidato estrangeiro encontrará informações em inglês e espanhol sobre o processo seletivo e as formas de ingresso para estrangeiros.

 

AINDA NÃO TERMINEI A MINHA GRADUAÇÃO OU O MEU MESTRADO. POSSO ME INSCREVER NO PROCESSO SELETIVO?

Esta informação deverá ser verificada em cada Edital do Processo Seletivo, a cada ano.  

 

FUI APROVADO NO PROCESSO SELETIVO, O QUE DEVO FAZER?

Se o seu nome estiver na lista de aprovados no Processo Seletivo, você deve entrar em contato com a secretaria de pós-graduação pelo email spghisto@usp.br e confirmar seu interesse de matrícula, preenchendo o formulário próprio. Para se matricular no PPGHS o candidato deve ter sanado todas as suas pendências documentais até o prazo limite informado no Edital. Caso contrário, sua aprovação não será homologada pelo colegiado.

 

COMO É O PROCESSO DE MATRÍCULA DOS INGRESSANTES?

Depois da homologação da aprovação pelo colegiado e da confirmação de interesse em matrícula pelo candidato, com a devida indicação de um orientador que é uma condição obrigatória para a matrícula, o novo aluno receberá um “número USP” para interagir com os sistemas eletrônicos da Pós-Graduação, realizando consultas e matrículas em disciplinas. Caso o novo aluno já tenha sido aluno de graduação ou de pós-graduação na USP, o número USP permanece o mesmo.

 

FUI INDICADO PARA UM ORIENTADOR QUE AINDA NÃO CONHEÇO, O QUE DEVO FAZER?

A primeira providência do ingressante é entrar em contato com o orientador que lhe foi atribuído no Processo Seletivo e confirmado no ato de matrícula. Sugerimos marcar um horário para uma conversa inicial de planejamento das atividades letivas e de pesquisa. Em alguns casos, por falta de vagas com o orientador sugerido, o ingressante poderá ser matriculado em “Orientação Acadêmica” com o Coordenador do Curso. Este é um formato meramente burocrático, para viabilizar a primeira matrícula, e tem prazo de 4 meses, para posterior transferência a um orientador de fato.  

 

COMO É FEITA A ESCOLHA DE DISCIPLINAS?

A cada semestre, o PPGHS informa sua grade horária de disciplinas de pós-graduação. Com o número USP e o acesso ao sistema eletrônico da pós-graduação, o aluno deverá escolher as disciplinas que quer cursar entre as disciplinas oferecidas pelo Programa ou por outros programas de pós-graduação da USP. Atenção, pois há um período específico a cada semestre para esta operação.

Entretanto, há algumas disciplinas de curta-duração, ministradas por professores visitantes, que muitas vezes não aparecem na grade horária regular e são informadas de maneira avulsa no website ou por mailing. O processo de matrícula, neste caso, deve ser realizado junto à Secretaria.  Sugerimos que os alunos não se inscrevam em mais de duas disciplinas, dada a grande carga de leitura e atividades.

 

JÁ SOU ALUNO, COMO POSSO CONHECER MEUS PRAZOS E MINHA SITUAÇÃO ACADÊMICA.

Todas as informações sobre o aluno (créditos obtidos, prazos para qualificação e depósito do trabalho final , etc)  estão informados na Ficha Escolar disponível no sistema eletrônico da USP.

 

MESMO SEM CURSAR DISCIPLINAS EU PRECISO ME MATRICULAR

Sim. Mesmo que o aluno não tenha necessidade de cursar disciplinas, ele deverá realizar sua “matrícula de acompanhamento” nos prazos informados pela Faculdade e pelo Programa de Pós.

 

ESQUECI DE FAZER A MATRÍCULA DE ACOMPANHAMENTO, O QUE DEVO FAZER?

Caso o aluno se esqueça de fazer a matrícula semestral de acompanhamento, ele deverá entrar em contato, o mais rapidamente possível, com a Secretaria de Pós para regularizar sua situação, seguindo os procedimentos vigentes. Em caso de dois semestres consecutivos sem matrícula de acompanhamento, o aluno é automaticamente desligado do Programa. 

 

COMO É FEITA A CONTAGEM DOS CRÉDITOS E QUAIS OS CRÉDITOS MÍNIMOS PARA O MESTRADO E O DOUTORADO?

O acúmulo de crédito até a chamada de “integralização dos créditos mínimos”, é feita de várias maneiras. O mais importante é saber que há uma exigência de créditos mínimos para que o aluno possa se inscrever no Exame de Qualificação, etapa fundamental do seu curso. As regras podem variar conforme o regimento vigente, mas via de regra, são exigidos 24 créditos para o mestrado e 16 para o doutorado, que podem ser complementados pelo aproveitamento das disciplinas (que podem valer 2, 4, 6 ou 8 créditos, conforma a carga horária), pela solicitação de créditos especiais atribuídos pela publicação de artigos, livros ou trabalhos em anais de eventos científicos, ou pela realização do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), que vale 2 créditos.

 

COMO EU FAÇO PARA TER UMA BOLSA DE ESTUDOS?

O PPGHS possui uma Comissão de Bolsas que anualmente renova a lista de candidatos a bolsas CAPES e CNPq administradas pelo Programa. Como a cota de bolsas é fixa, temos que esperar um aluno defender seu trabalho para liberá-la e transferir para outro aluno. A partir de 2021, a lista passará a ser a mesma lista de ingresso, mas esta regra poderá sofrer alterações. Fique atento aos Editais da comissão de bolsas do Programa.

Outra forma de pleitear uma bolsa é junto à FAPESP. Neste caso, é um processo que não passa pela Coordenação do Programa e deve ser solicitada com aval do orientador, junto àquela agência.

 

NÃO TENHO BOLSA, POSSO PEDIR ALGUM AUXÍLIO FINANCEIRO PARA O PROGRAMA?

Dependendo das disponibilidades orçamentárias o Programa poderá auxiliar financeiramente os alunos em atividades como participação em eventos científicos e trabalhos de campo no Brasil e no Exterior. Busque mais informações sobre os critérios e procedimentos no website.

 

COMO SOLICITAR TRANCAMENTOS, TRANSFERÊNCIAS DE ORIENTAÇÃO, APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS CURSADAS ANTES DO INGRESSO, PRORROGAÇÕES DE PRAZO PARA DEPÓSITO DA TESE, ETC?

As solicitações previstas nas normas da USP e do Programa são feitas via online na Página web do Programa. Procure conhecer a documentação exigida, as normas e os procedimentos lendo as normas internas do Programa e o Regimento de Pós-Graduação da USP, disponíveis na página web do Programa. De todo modo, cabe ao orientador autorizar estas solicitações antes de enviá-las ao colegiado.

 

O QUE É O EXAME DE QUALIFICAÇÃO?

O Exame de qualificação é uma exigência das normas do PPGHS para prosseguir para a etapa final do seu curso, voltada para a redação da tese ou dissertação. Trata-se de um exame de um relatório cujo formato e critérios de avaliação são informados nas normas regimentais disponíveis na página web. O importante é nunca perder os prazos de inscrição do exame, pois o aluno será desligado automaticamente pelo sistema eletrônico.

 

FUI REPROVADO NO EXAME DE QUALIFICAÇÃO, O QUE DEVO FAZER?

O aluno reprovado tem direito a realizar outro exame, dentro dos prazos regimentais. Em caso de segunda reprovação, ele será desligado do Programa.

 

EU PRECISO ENTREGAR ALGUM TIPO DE RELATÓRIO AO PROGRAMA OU AO ORIENTADOR?

Anualmente, todos os alunos devem entregar o Relatório Discente, em formulário próprio disponível na página web ou enviado por email, até a data informada. Os alunos inadimplentes não poderão solicitar auxílios, disputar editais de apoio e fomento e os bolsistas CAPES/CNPQ terão suas bolsas suspensas. É desejável que o aluno frequente eventos científicos, publique resumos e trabalhos completos e outros textos em revistas científicas ou em formato de capítulos ou livros, informando as referências nos relatórios discentes anuais.

Além deste relatório, o orientador poderá solicitar um relatório adicional, para avaliar a qualidade da pesquisa e o compromisso com o curso. Em caso de não aprovação deste relatório, o orientador poderá solicitar ao colegiado coordenador o desligamento do aluno por mau desempenho acadêmico. 

 

COMO É FEITA O DEPÓSITO DA TESE/DISSERTAÇÃO

Todas as informações sobre os procedimentos e sobre a documentação exigida para o depósito da tese/dissertação devem ser buscadas no link próprio da página da Seção de Pós-Graduação da FFLCH: http://pos.fflch.usp.br/

Assim que a tese é depositada, com a devida informação sobre os membros titulares e suplentes da banca examinadora, o pedido será apreciado pela Comissão de Pós-Graduação da Faculdade (FFLCH), que reúne todos os coordenadores de pós da Unidade. Uma vez aprovada, o orientador já poderá agendar a data de defesa, entrando em contato com o Serviço de Pós-Graduação da FFLCH.

 

TENHO OUTRAS DÚVIDAS, COM QUEM DEVO FALAR?

As dúvidas mais básicas, que não foram respondidas até aqui, podem ser sanadas junto à Secretaria de Pós-Graduação (ver email e endereço ao final desta página web). Caso o candidato, aluno ingressante ou aluno matriculado tenha qualquer dúvida mais complexa ou solicitação que não possa ser resolvida pela Secretaria, deve entrar em contato com a coordenação do Programa.