Processo de Seleção

O Programa de História Social da Universidade de São Paulo realiza uma seleção por ano para o ingresso no Mestrado ou no Doutorado, cujas informações são divulgadas por meio de editais específicos, acessíveis pela página que o Programa mantém na web.

Os candidatos estrangeiros também podem participar do processo seletivo anual, conforme informado nos respectivos editais de seleção, fique atento! 

  • Para candidatos estrangeiros aprovados, o Programa irá providenciar uma "Carta de Aceite". Com este documento, o candidato deverá procurar o consulado brasileiro em seu país, realizar a inscrição e ser aprovado na prova CELPEBRAS. Posteriormente, o candidato deverá apresentar-se à Polícia Federal e solicitar o RNE (registro nacional de estrangeiros).
  • Informações sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) veja diretamente no site: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-de-estudantes-convenio-de-pos-graduacao-pec-pg
  • Também é possível ao estudante estrangeiro solicitar uma “dupla titulação”, mediante convênio institucional. Esta modalidade lhe permite manter vínculo com sua Universidade de origem e ter um título também reconhecido pela Universidade de São Paulo, co-orientado por um especialista do Programa de História Social. O processo deve ser formalizado junto à Coordenação do Programa e pode demorar alguns meses até ser aprovado em todas as instâncias.