Maria de Lourdes Monaco Janotti

Graduou-se em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 1959, onde se tornou docente, obtendo os seguintes títulos universitários: doutorado, defendendo a tese João Francisco Lisboa: contribuição para o estudo da Historiografia Brasileira, em 1971, (publicado pela editora Ática em 1977); livre-docente, defendendo a tese: Os subversivos da República, em 1984, (publicado pela editora Brasiliense em 1986); professor-Adjunto, em 1987, defendendo memorial circunstanciado sobre trabalhos realizados.

É autora de livros, artigos e capítulos de livros, entre os quais destacam - se:

O coronelismo. Uma política de compromissos. São Paulo, Brasiliense, 1981; A Balaiada. São Paulo, Brasiliense, 1987;A Primeira Grande Guerra. Confronto de Imperialismos. São Paulo, Atual, 1992; Sociedade e política na Primeira República. São Paulo, Atual, 1999; "História, política e ensino". In: Bittencourt, Circe (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo, Contexto, 1997;"O diálogo convergente: políticos e historiadores no início da República". In: Freitas, Marcos Cezar de (org.) Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo, Contexto; Bragança Paulista, USF, 1998; “Problemas metodológicos: depoimentos e repressão”. Caderno CERU nº.12-2001. São Paulo, Humanitas / FFLCH; “Barbárie, Ensino e Historiografia”.Saeculum. Revista de História. Nº 6/7. 2000/2001. João Pessoa. Editora Universitária/ UFPB, 2002; “Questionando a narrativa memorialística”. In: Malatian,Teresa et alii. As múltipas dimensões da política e da narrativa. Franca,UNESP - Olhodagua, 2003.

Atualmente é professora do Curso de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo.

Sala
M2