Jornada de Estudos "A cultura nordestina no contexto urbano do Sudeste"

Programa de História social - Departamento de História (FFLCH)-USP
LABIEB - Laboratório Interdisciplinar do Insituto de Estudos Brasileiros (IEB)
Ecole doctorale d’Arts, Lettres et Langues-Université Rennes 2
ERIMIT- Equipe de Recherches Interlangues « Mémoires, Identités, Territoires »
IDA- Institut des Amériques

Introdução
Após o primeiro colóquio “Repensando o Nordeste” organizado pelo LABIEB - Laboratório Interdisciplinar do IEB, um segundo evento será organizado dando continuação à temática inicial. A jornada contará com a presença da professora convidada Sylvia Regina Bastos Nemer (Universidade Estadual de Rio de Janeiro- Departamento de História social), que dará uma palestra.

Comitê de organização
- Solenne Derigond. Doutoranda Universidade Rennes 2 - USP
- Mariana Nascimento Ananias. Licenciada IEB - USP
- Paulo Teixeira Iumatti – Professor IEB / História social- USP

Apresentação Fruto de uma construção social e intelectual recente, intrinsecamente ligada, em um de seus principais aspectos, ao fenômeno da migração, a chamada “cultura nordestina” pode ser vista como ponto de convergência e apoio entre indivíduos e experiências sociais em busca de enraizamento e adaptação em contextos urbanos disruptivos – os quais não deixaram de oferecer, porém, ao longo do tempo, oportunidades de trabalho e ascensão. Ao mesmo tempo, ela pode ser vista como um terreno de disputas, enquanto conjunto mais evidente e afirmativo de símbolos alvo tanto de preconceitos sociais como de apropriações criativas e reinvenções. Nesta jornada, propomo-nos refletir de forma interdisciplinar sobre esse amálgama, procurando pensar o modo como a “cultura nordestina” tem se afirmado, transformado e reinventado a partir da segunda metade do século XX, de modo a mapear os seus caminhos enquanto território de resistência, memória, diálogo e criação.

Programa de História Social
Cada trabalho deve ser apresentado, no máximo, 20 minutos e deverá tratar de um dos seguintes eixos temáticos :
Ciências sociais e Arte
- A presença das manifestações/grupos culturais nas cidades.
- As maneiras de criar e re-criar num contexto outro
Ciências humanas
- A comunidade nordestina em questão e seus processos sociais
- A Literatura de cordel e a Cantoria no Sudeste
-O meta-discurso dos agentes culturais sobre sua prática

Submissão de resumos ( Até 20 de abril de 2017)
Os interessados deverão encaminhar o resumo de 1 lauda (400 palavras no máximo, word.doc, Times Roman 12) e a indicação do eixo temático no qual pretendem inserir-se com seu nome, sua qualificação, sua disciplina e seu email para :
solenne-d@hotmail.com
mariana.ananias@hotmail.com
ptiumatt@usp.br

A sala disporá de equipamento para projeção (computador e projetor).
Os certificados serão enviados por email ao pesquisador, após a jornada.
Os custos de participação na jornada porventura necessários, como passagem e hospedagem, são de inteira responsabilidade do pesquisador.

Data do Evento:
segunda-feira, Junho 5, 2017 -