Chamada para processo de pré-seleção de Dissertações e Teses para Prêmio Acadêmicos - 2019

Membro há

3 anos 3 meses

A Comissão Editorial do Programa de Pós-Graduação em História Social informa que estarão abertas, entre os dias 01/01/2019 e 15/02/2019, as inscrições para a pré-seleção de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado que concorrerão à indicação do Programa a prêmios regularmente concedidos no meio acadêmico: o Prêmio Tese Destaque USP, o Prêmio Capes de Tese, o Prêmio História Social e o Prêmio de Teses da ANPUH, além de outros que venham a ser abertos.

1. Objetivo

O objetivo é selecionar Dissertações e Teses reconhecidas pela excelência e pelo mérito dos trabalhos de pesquisa acadêmica em História. Trata-se de uma pré-seleção para posterior envio às comissões julgadoras dos diferentes processos específicos de concessões de prêmios, regularmente concedidos no meio acadêmico (como os citados acima). Os encaminhamentos serão de acordo com os critérios de elegibilidade de cada prêmio em particular, sendo respeitados os respectivos níveis (Mestrado ou Doutorado) e os períodos de defesa dos trabalhos (prêmios bianuais – 2017 e 2018 – e anuais – apenas 2018). O envio dos trabalhos para os processos seletivos específicos dependerá da abertura de edital para os mesmos em 2019.

2. Elegibilidade das inscrições

São elegíveis Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado defendidas entre 01/01/2017 e 31/12/2018 no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo. Os trabalhos de 2017 não serão enviados para concorrer aos prêmios anuais, que selecionarão apenas os trabalhos de 2018.

3. Documentação necessária

  • Cópia eletrônica (PDF) do trabalho;
  • Cópia da Ata de Defesa;
  • Resumo em 500 palavras, elaborado pelo(a) autor(a), destacando os aspectos mais relevantes do trabalho realizado e sua contribuição ao debate historiográfico;
  • Listagem da produção intelectual derivada da pesquisa.

4. Forma de encaminhamento

A inscrição deverá ser feita pelo(a) orientador(a). Cada orientador(a) pode enviar um trabalho de cada nível por ano (2017 e 2018).

Os arquivos em PDF devem ser inseridos, junto com o formulário de inscrição, no seguinte link: http://ppghs.fflch.usp.br/posgraduacao/hs/bolsas/premios_consolidados

Também podem ser indicados os prêmios aos quais o(a) pesquisador(a) quer concorrer: Prêmio Tese Destaque USP, Prêmio Capes de Tese, Prêmio História Social e Prêmio de Teses da ANPUH.

5. Comissão julgadora

Os trabalhos serão avaliados por pareceristas do Programa de Pós-Graduação em História Social, designados pelos membros da Comissão Editorial.

6. Critério de análise

As avaliações dos trabalhos serão pautadas pelos seguintes critérios de análise:

  • esforço investigativo;
  • capacidade e inovação interpretativa;
  • ampliação do escopo de fontes históricas conhecidas;
  • contribuição para renovação historiográfica;
  • originalidade e densidade da abordagem;
  • clareza e coerência no desenvolvimento e na organização do texto;
  • tratamento crítico das fontes;
  • qualidade da redação;
  • ineditismo.

7. Resultado

Este processo seletivo qualificará os trabalhos sem estabelecer uma classificação (ranking) dos mesmos, pois trata-se de uma pré-seleção para prêmios específicos que têm critérios e datas particulares. As indicações dos selecionados para tais prêmios serão feitas uma semana antes do prazo final dos mesmos, cujas datas não são determinadas por esta chamada, mas por editais próprios. A Comissão Editorial se incumbirá de divulgar, pelo site do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP, os trabalhos escolhidos para concorrer aos prêmios específicos. A indicação ao processo de pré-seleção é condição indispensável para posterior indicação pelo Programa aos prêmios individuais.